Com mais de um século de gastronomia, o restaurante de culinária alemã Casa Urich oferece até hoje pratos que estão no cardápio desde a sua inauguração, em 1913; tais como os icônicos kassler defumado com chucrute e salada de batata, e o apfelstrudel, sobremesa de maçã com creme chantilly caseiro. Porém, para comemorar os 111 anos, a casa devolveu ao menu outros pratos clássicos muito solicitados, sucessos de outror.
Voltam ao cardápio a língua à moda da casa (língua ao molho madeira, com purê de batata e dois ovos fritos), o filet mignon à munich (recheado de queijo gorgonzola, acompanha talharim na manteiga de ervas finas) e do cozido alemão (eisbein cozido, salsichão vermelho e branco, feijão branco, repolho, cenouras e batatas cozidas).
Além disso, duas novidades foram criadas para o período festivo, que vai de 15 de julho a 30 de agosto. Entram no cardápio o risoto de eisbein (joelho de porco) e o croquete de schnitzel, preparado de maneira bem particular: na Urich, o clássico prato alemão não segue a receita original (é feito com lombo de porco moído e empanado), mas é sucesso absoluto há mais de 10 anos. Se eles continuam no cardápio depois? Aí quem vai decidir são os clientes.
“Gostaríamos de agradecer aos nossos clientes do passado e do presente, por nos dar ânimo a prestar um serviço de qualidade, combinada a nossa satisfação pessoal e, por sua vez, permitir que a Casa Urich ao longo do tempo ainda seja ‘o seu tradicional ponto de encontro no Centro do Rio“, fala Marisa Oreiro, sócia do restaurante, ao lado do irmão Orlando Oreiro.
Clube do Whisky
O estabelecimento iniciou o Clube do Whisky há aproximadamente 23 anos. O motivo foi um cliente fixo que bebia muito whisky e, como ele era espanhol, passou a receber visitas internacionais por conta do trabalho e levava os convidados ao restaurante. Com isso, ele passou a consumir cada vez mais a bebida.
A partir disso, ele pediu ao proprietário algum desconto, já que estava consumindo muito. O dono do restaurante ofereceu que a cada 10 garrafas, ele ganharia uma. Por sua vez, o cliente aceitou e disse que iria começar a comprar e deixar lá com o nome dele. Os outros clientes viram e começaram a aderir, surgindo o Clube do Whisky.
Na época, a maioria dos estabelecimentos tinha o serviço, porém, como grande parte deles fecharam, a Casa Urich, é um dos poucos lugares onde o Clube continua em funcionamento.
História da Casa Urich
Histórica, a Casa Urich abriu as portas em 1913, fundada pelo alemão Edmund Urich. De lá para cá, o restaurante, que contabiliza 108 anos de existência, cativou incontáveis clientes com seus pratos e petiscos alemães.
Serviço:
Casa Urich
Rua São José, 50 – Centro.
De segunda a sexta, das 12h às 21h
Tel.: 99975-1247