Foto: Divulgação

O restaurante Casa Urich, localizado no Centro do Rio de Janeiro, é um dos poucos que ainda oferece o chamado “Clube do Whisky”. O estabelecimento iniciou esse tipo de serviço há aproximadamente 23 anos. O motivo foi um cliente fixo que bebia muito whisky e, como ele era espanhol, passou a receber visitas internacionais por conta do trabalho e levava os convidados ao restaurante. Com isso, ele passou a consumir cada vez mais a bebida.

A partir disso, ele pediu ao proprietário algum desconto, já que estava consumindo muito. O dono do restaurante ofereceu que a cada 10 garrafas, ele ganharia uma. Por sua vez, o cliente aceitou e disse que iria começar a comprar e deixar lá com o nome dele. Os outros clientes viram e começaram a aderir, surgindo o Clube do Whisky.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Marisa Fernandes, gerente da Casa Urich, conta que na época, quando o Centro era muito mais movimentado, a maioria dos estabelecimentos tinha o Clube do Whisky e se tornou uma questão de status ter uma boa garrafa de Whisky na mesa. Ela contou ainda que no auge, a Casa Urich chegou a ter 250 garrafas.

Nessa época, a gente usava uma prateleira que cabia 50 garrafas, a gente fez uma adaptação no bar e teve que colocar prateleiras por fora para guardar todas as garrafas dos membros do clube. Isso durou muitos anos, porque na época a dolarização fazia o Whisky valer a pena, não era tão caro. Era uma combinação de fatores… o Centro do Rio estava bombando e o dólar não estava tão alto, além de que não tinha tanta variedade, como bebidas artesanais, por exemplo”, ela contou.

Foto: Divulgação

Com o tempo, surgiram muitas bebidas e essa tendência foi diminuindo e o Centro do Rio foi tendo uma queda. Grande parte dos estabelecimentos fecharam e o Clube do Whisky foi se extinguindo. Porém, na Casa Urich, o Clube continua em funcionamento.

Atualmente, ainda temos o Clube do Whisky. A única coisa que mudou é que não temos mais a promoção de dar uma garrafa a cada dez, mas continuamos trabalhando com a mesma ideia. Hoje em dia, o que mais vende é a garrafa do Red Label, que custa R$198. Para ser do clube é só comprar a garrafa, sem nenhum valor extra”, Marisa explicou ainda.


O restaurante, que tem mais de 100 anos de existência, segue mantendo as tradições e priorizando a culinária alemã, em uma história longa e repleta de sucesso.
A Casa Urich fica na rua São José, 50, no Centro do Rio e funciona de segunda a sexta de 12h às 21h.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Larissa Ventura

Jornalista, radialista e produtora de conteúdo, apaixonada por cultura, turismo e pelo Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui