Casa Villarino reabre no Centro

Além do atendimento presencial, a Casa Villarino irá oferecer delivery no happy hour e se tornar palco de lives e cursos de Gastronomia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fechado desde novembro do ano passado, durante o auge da pandemia do Covid, tradicional ponto de encontro da boemia no centro do Rio se transforma, a partir desta quarta-feira, 11/08, no Clube Senac Villarino Bar. Além do atendimento presencial, o bar irá oferecer delivery no happy hour (a partir de 17/8) e se tornar palco de lives e cursos de Gastronomia.

Paco do Ouvidor Casa Villarino reabre no Centro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Batizado de Clube Senac Villarino Bar, sediará lives com harmonização e cursos de gastronomia de curta duração. Também está prevista programação musical com curadoria do Sesc RJ. Um dos berços da Bossa Nova que, neste ano, completa seu 68º aniversário, o Villarino se tornará ainda um ambiente para vivência prática de alunos dos cursos regulares do Senac RJ. A iniciativa é uma das ações do Sistema Fecomércio RJ para a revitalização da região central da cidade.

Nos sentimos muito honrados de poder contribuir para a reabertura de um espaço tão tradicional como o Villarino. Garantir a preservação desse patrimônio cultural e gastronômico e a longevidade de um estabelecimento que conta parte da nossa história é mais uma das iniciativas do Sistema Fecomércio RJ para o Centro do Rio. Estamos convictos de que, para a revitalizar essa região, é necessário evitar o esvaziamento e o abandono que contribuem para a degradação e a falta de segurança. Por isso, é fundamental contarmos com espaços que atraiam o público também em seus momentos de lazer, ampliando o tempo de permanência das pessoas e diversificando as atividades oferecidas na região. Devolver o Villarino para os cariocas é uma forma de preservar a cultura vibrante que sempre caracterizou o centro do Rio”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A Casa Villarino passa a operar de segunda a sexta, das 17h às 20h, com capacidade reduzida para 20 pessoas, seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social. No cardápio, figuram clássicos do bar como o Picadinho Carioca, o Contra-filé a Oswaldo Aranha, a Picanha a Avenida e o Arroz de Lula, sanduíches como o Carne Louca Espanhola e o Presunto Serrano, além de bolinhos e petiscos variados. Nesta primeira semana, o bar funciona em esquema de soft opening. Já a partir da próxima terça-feira, 17.08, o menu também estará disponível para delivery nas regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca pelos aplicativos iFood e Rappi.

Advertisement

Outra iniciativa do Clube Senac Villarino Bar serão as Lives de Boteco, encontros virtuais nos quais profissionais de Gastronomia e Bebidas ensinam a preparar receitas e a fazer harmonizações. O ingresso se dá mediante a compra de um kit do delivery e o público poderá assistir a live ao mesmo tempo em que degusta o prato em casa. A primeira edição, no dia 16 de setembro, terá como tema “A história do Villarino e do Rio nos copos de Tom e Vinicius”. Já em 26 de outubro, o tema será “Cardápio da História”.

O projeto também contempla a realização de cursos de curta duração com temas alusivos ao Villarino. Com lançamento previsto para o mês de setembro, os programas serão híbridos, com aulas online e encontro presencial. Será possível realizar uma assinatura que dará direito a seis aulas, um avental, e um kit de insumos para acompanhar as aulas de casa. Já os cursos regulares de Gastronomia do Senac RJ irão promover vivências aos alunos no ambiente real do bar.?

Fechada desde novembro do ano passado, a Casa Villarino é um tradicional misto de bar e delicatessen fundada em 1953 no centro do Rio de Janeiro. O estabelecimento, famoso por seus tradicionais petiscos de boteco, é referência da boemia carioca e guarda a gênese do termo Bossa Nova, além de ter sido o local onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Villarino reabre no Centro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui