
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou, nesta quarta-feira (26), o primeiro Casamento Comunitário de 2025, oficializando gratuitamente a união de 14 casais no Fórum de Madureira, na Zona Norte do Rio. O evento garantiu não apenas a legalização dos relacionamentos, mas também um momento especial para os noivos, que tiveram direito a bolo, doces e fotos, em uma celebração marcada pelo carinho e emoção.
Entre os casais, Danielle dos Santos Broedel e Sérgio Martins Figueredo protagonizaram uma história de longa espera. Após 19 anos de união, Danielle finalmente disse o tão esperado “sim” na presença da mãe, da madrinha e dos filhos, Bernardo (9 anos) e Guilherme (3 anos). “Comprei um vestido na véspera do casamento e ainda precisei alargar as alianças que já não cabiam mais nos dedos depois de tanto tempo”, contou.
A cerimônia foi conduzida pelo juiz Alexandre José da Silva Barbosa, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum de Madureira (Cejusc). “É uma honra poder realizar o sonho dessas pessoas. Muitos casais vivem em união estável, mas não oficializam o casamento por questões burocráticas ou financeiras. Essa iniciativa do TJRJ permite que eles concretizem esse momento tão importante”, destacou o magistrado.
Casamento Comunitário: união sem burocracia e custo
O projeto Casamento Comunitário do TJRJ é uma oportunidade para casais que desejam formalizar a união sem custos e de maneira simplificada. O evento tem como objetivo oferecer um casamento gratuito e sem burocracia, garantindo o direito civil a todos que desejam oficializar a relação.
Próxima cerimônia em maio
Para quem deseja participar, uma nova edição do Casamento Comunitário já está marcada para o dia 27 de maio, também no Fórum de Madureira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail maddirfor@tjrj.jus.br.