Quem sobe as históricas — e super charmosas — colinas de Santa Teresa encontrará, a partir do dia 23, um novo atrativo para incluir na rota cultural do bairro. Será inaugurada a primeira etapa da grandiosa revitalização do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no pacote do maior programa de revitalização de equipamentos culturais da cidade em toda a sua história.
Com um investimento superior a R$ 1,3 milhões, oriundos do Programa Cultura do Amanhã, da Secretaria Municipal de Cultura, o casarão histórico que abriga o Centro Cultural, localizado na Rua Monte Alegre — entre a subida pelo Bairro de Fátima e o Largo do Guimarães — passou por um extenso processo de recuperação. A fachada foi restaurada, com a renovação das esquadrias e a preservação do tom rosado, uma característica marcante do palacete, construído em 1907. Além disso, o muro foi restaurado, a pintura renovada, os jardins recuperados e o sistema de incêndio modernizado.
Para garantir a acessibilidade total, foi instalado um elevador, que estará em funcionamento a partir de janeiro. As obras no palacete continuarão até agosto de 2025, quando o complexo estará completamente renovado. A reabertura do Centro Cultural será celebrada com uma mostra de arte intitulada “Amor: (des)construção dos afetos em Laurinda Santos Lobo”, com curadoria da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra. A exposição reunirá diferentes expressões artísticas, como fotografia, pintura, escultura, instalação e performance.
Abertura da Biblioteca
Além da entrega da primeira fase do restauro e requalificação do espaço, a Biblioteca Municipal José de Alencar, que fica no mesmo endereço, será reaberta. Ela passou por uma reforma completa, incluindo a substituição das redes elétrica e hidráulica, o restauro das esquadrias de fachada e a modernização de sua infraestrutura. A biblioteca agora conta com total acessibilidade, rampas, passarelas, novos mobiliários e um acervo renovado.
Laurinda Santos Lobo
Laurinda Santos Lobo, que dá nome ao centro cultural, foi uma mecenas importante da Belle Époque carioca, sendo pioneira no apoio às vanguardas artísticas e intelectuais no Brasil. Embora tenha sido muito querida em Santa Teresa, ela não morou no palacete que leva seu nome. Laurinda residia no casarão que hoje abriga o Parque Municipal Glória Maria.
A cerimônia de reabertura do espaço acontecerá na segunda-feira, 23 de dezembro, a partir das 9h.
Quando não existia a internet aí era nossa biblioteca e fazíamos pesquisa aí e trabalho escola.
Também no carnaval o bloco dos Prazeres , fazíamos apresentação aí … Saudades desse bairro.