Casarão no Cosme Velho onde morou Portinari está com risco de desabar

Imóvel, situado na Rua Cosme Velho, encontra-se em estado de degradação, com cômodos sem telhado e paredes caindo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da antiga casa de Candido Portinari, no Cosme Velho - Foto: Reprodução/Internet

Triste notícia para a história arquitetônica do Rio de Janeiro. De acordo com informações do ”Blog do Lauro Jardim”, do jornal ”O Globo”, o casarão situado no número 343 da Rua Cosme Velho, Zona Sul da capital fluminense, em que morou, entre 1943 e 1950, Candido Portinari, um dos maiores artistas plásticos que o Brasil já teve, encontra-se em um estado de degradação, com cômodos sem telhado e paredes caindo, correndo sério risco de desabar.

Vale ressaltar que o imóvel, tombado provisoriamente em 2011 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), foi doado ao Projeto Portinari para a criação de um centro de cultura em memória ao artista. No entanto, o Inepac não conseguiu angariar patrocínios e apoio para a realização da iniciativa e, por isso, a casa acabou devolvida aos donos 2 meses atrás.

Além da casa principal, erguida no início do século XX, no terreno também está localizado o antigo ateliê de Portinari. Projetado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer, no local foram produzidos alguns trabalhos famosos do artista, como os painéis da capela Mayrink, no Alto da Boa Vista; a série Bíblica para a Rádio Tupi de São Paulo; e a série Retirantes, para o saguão do Colégio Cataguases.

interior casa portinari Casarão no Cosme Velho onde morou Portinari está com risco de desabar
Casa onde morou Portinari, no Cosme Velho, em ruínas – Foto: Claudio Prado de Mello

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura do RJ ao ”Globo”, a última vistoria no local aconteceu em julho de 2020, quando foi verificado que a casa encontra-se em más condições de preservação, sendo necessária a recuperação estrutural do imóvel. Já em setembro, o Inepac solicitou que o projeto de recuperação fosse detalhado, mas, devido à não continuidade da iniciativa, não houve resposta.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casarão no Cosme Velho onde morou Portinari está com risco de desabar
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casarão no Cosme Velho onde morou Portinari está com risco de desabar
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde Raphael Fernandes . Gostaria de pedir uma gentileza . Poderia colocar os créditos da segunda foto no nome de Claudio Prado de Mello. Visto que a dica da matéria partiu de mim e as fotos também . Se precisar de mais, temos varias. Obrigado

  2. Se fosse favela, o CAU-RJ faria alguma coisa, lançaria um edital de premiação pra incentivar o restauro e fazer proselitismo político… mas é só um marco arquitetônico belíssimo, então pode ir ao chão junto com tantos outros.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui