Casarão que desabou na Lapa já estava na lista de imóveis abandonados da Prefeitura do Rio

O interior do imóvel guardava objetos históricos da medicina, incluindo instrumentos utilizados nas primeiras cirurgias realizadas no Brasil. O prédio, que estava fechado, também estava interditado pela Defesa Civil do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casarão que desabou na Lapa - Foto: Reprodução/Google Maps

O casarão que desabou parcialmente na noite deste sábado (08/03), na Lapa, já estava listado pela Prefeitura como um dos 160 imóveis abandonados ou com débitos de IPTU acumulados por mais de cinco anos. Além disso, conforme noticiado pelo DIÁRIO DO RIO, o prédio possuía uma vaquinha online para arrecadar fundos destinados a obras de restauração. O imóvel, que fica ao lado da Sociedade de Medicina e Cirurgia do RJ (SMCRJ), está situado no número 197 da Avenida Mem de Sá, bem próximo à Praça da Cruz Vermelha, e permanece desde a manhã desta segunda-feira (10/03), assim como a calçada em frente.

Antes do desabamento, o casarão já havia sido vistoriado e interditado pelos órgãos municipais. De acordo com a Subprefeitura do Centro, algumas pessoas chegaram a romper a faixa de segurança e estavam dormindo no local, mas, no momento da queda, o imóvel estava vazio e ninguém ficou ferido. O decreto que autoriza a arrecadação dos imóveis foi assinado em 2023, após a identificação dos riscos à segurança pública. Após a publicação desse decreto, a Prefeitura realizou um mapeamento que detectou 160 imóveis em aparente estado de abandono, incluindo alguns na Rua da Carioca.

O relatório foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM) e à Defesa Civil, que realizaram vistorias e interdições no local. Com os laudos técnicos que comprovaram o estado de abandono dos imóveis, foram abertos processos de arrecadação, respeitando os prazos estabelecidos no decreto.

“Periodicamente, técnicos da Subprefeitura do Centro e Centro Histórico fiscalizam esses imóveis abandonados e acionam a Defesa Civil para ações emergenciais, caso seja constatado risco iminente de colapso da estrutura”, explicou a Prefeitura em comunicado. O antigo casarão, que abrigava a SMCRJ, possuía dois andares e elementos de Art Nouveau. O interior do imóvel guardava objetos históricos da medicina, incluindo instrumentos utilizados nas primeiras cirurgias realizadas no Brasil. O prédio, que estava fechado, também estava interditado pela Defesa Civil do município.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casarão que desabou na Lapa já estava na lista de imóveis abandonados da Prefeitura do Rio

3 COMENTÁRIOS

  1. A Prefeitura deveria mapear e reformar rsses imoveis aos poucos, isso mudaria a cara de nossa cidade. O prefeito, por sua vez, parece estar mais interessado em jogar para a platéia, financiando blocos, shows internacionais e carnavais. Aquela velha máxima: Se o povo quer circo, de-lhe circo…

  2. Com tantos imóveis da Prefeitura abandonados e ainda assim o Prefeito Paespalho quer desapropriar, por milhões, um imóvel onde foi rodado um filme???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui