Casarão tombado de Pontes de Miranda, em Ipanema, vai virar residencial

O imóvel foi patrimônio tombado em 2003, como parte de um movimento iniciado na década de 1980 de preservação do patrimônio histórico e cultural de Ipanema, que incluiu outros espaços emblemáticos do bairro, como a Praça Nossa Senhora da Paz e o Monumento a Pinheiro Machado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

A casa em Ipanema onde morou o afamado jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892-1979), uma das mais proeminentes figuras intelectuais e jurídicas do Brasil no século XX, fará parte de um novo projeto residencial. A casa da rua Prudente de Morais 1356 foi declarada patrimônio tombado em 2003, como parte de um movimento iniciado na década de 1980 de preservação do patrimônio histórico e cultural de Ipanema, que incluiu outros espaços emblemáticos do bairro, como a Praça Nossa Senhora da Paz e o Monumento a Pinheiro Machado. A casa será mantida e restaurada, e no terreno dos fundos, será construído um edifício novo.

O retrofit de casas e prédios históricos se afirma como uma grande tendência no Rio de Janeiro. Recentemente, três casas na Urca começaram a ser restauradas e receber projetos de edifícios anexos, assim como em Botafogo. “A valorização da arquitetura antiga vem passando a ser o motor de diversas vendas imobiliárias; hoje temos clientes que nos procuram querendo imóveis especiais, com características arquitetônicas específicas; cada vez mais há quem nos peça imóveis art déco, art nouveau, ecléticos. Estamos nos estruturando para treinar melhor nossos profissionais a atender estas demandas”, explica Alice Castro, da Sergio Castro Ouro, especializada na venda de imóveis de alto padrão, ela mesma sediada num palacete de 1928 em Laranjeiras.

“Assim como aconteceu no Glória Residencial Rio de Janeiro, retrofit do icônico Hotel Glória, a união entre o passado, o presente e o futuro têm muito valor. Nós ficamos orgulhosos de transformar outro local importante, valorizando a memória cultural e arquitetônica com um residencial”, afirma Marcelo Naidich, gestor do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário.

Ele destaca ainda que objetos que pertenceram a Pontes de Miranda também estarão presentes nessa nova fase, com destaque para duas corujas que estão sendo restauradas, na biblioteca do jurista. Boa parte do acervo encontrado na casa foi doado ao Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho, que fica em Alagoas, Maceió, local onde o jurista nasceu.

O projeto residencial é do Opportunity FII em parceria com o Brix Fundo de Investimento Imobiliário. O projeto de arquitetura do Prudente 1356 é da a+arquitetura, do arquiteto Manuel Fiaschi. O de interiores das áreas comuns é da Salto Arquitetura e Design. Takeda Design assina o projeto de paisagismo e a arte na fachada é de Arthur Grangeia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Casarão tombado de Pontes de Miranda, em Ipanema, vai virar residencialddr newsletter Casarão tombado de Pontes de Miranda, em Ipanema, vai virar residencial

3 COMENTÁRIOS

  1. Na era dos kitnets a preços literalmente milionários, qualquer casinha comum é chamada de casarão pra inflacionar os preços mesmo, ainda mais numa área “nobre” como Opanema. Faz alguns anos que pegam construções tombadas e uma na fachada e constroem residenciais com unidades caríssimas por cima.

  2. Tem algum erro aí,imóveis tombados não podem ser retrofitados e nem seu entorno ser mexido!!!Engraçado q todo mundo mora em prédios,q obviamente já foram uma casa,mas quando é casa vizinha estão cag@ndo pra o direito do proprietário de vender o terreno!!!Moram em pombal,mas querem espaço bucólico as custas dos outros!!!Gentalha hipócrita!!

  3. Casarão?Put@merd@….uma casinha normal!!!Nunca ouvi falar nessa pessoa!!!Um absurdo isso ser tombado!!É por essas e outras q o cabide de emprego não tem dinheiro pra preservar o q realmente importa!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui