Casimiro de Abreu será declarada como a ‘Capital da Poesia’

Projeto de lei com o título foi aprovado pela Alerj e aguarda sanção do governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O município de Casimiro de Abreu pode ganhar o título de “Capital da Poesia”. O reconhecimento, fruto do projeto de lei 5.919/2022, da deputada Adriana Balthazar (PSD), foi aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta terça-feira (14). A proposta aguarda sanção do governador Cláudio Castro (PL).

“Os artistas da cidade fazem diversos eventos para divulgar a marca do município, que é a poesia de Casimiro de Abreu. O título, reivindicado há anos, vai dar mais força aos eventos para atrair mais turistas e desenvolver o lugar”, afirma Adriana Balthazar.

O presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol, Marco Navega, destaca que Casimiro tem um potencial turístico enorme, com cachoeiras, rios, serra e locais históricos. Segundo ele, o que falta para o município é visibilidade, por isso comemorou a aprovação do projeto de lei na Alerj.

Casimiro é um tesouro ainda desconhecido, infelizmente. Temos distritos de beleza ímpar, como Barra de São João, que tem um rio com passeios e um polo gastronômico que começou a se desenvolver. A paisagem da cidade é tão bonita, que em diversos pontos estão sendo feitas gravações de novelas por simularem bem as paisagens do Pantanal Matogrossense.”, lembra Navega.

Advertisement

De importância histórica e cultural, a cidade leva o nome de um dos mais importantes poetas do romantismo brasileiro do século 19: Casimiro José Marques de Abreu. Nascido em Barra de São João, distrito da cidade, em 1839, ele deixou uma das principais obras do movimento artístico, chamada “Meus oito anos”. O prodígio Casimiro morreu jovem, com apenas 21 anos. O poeta é o patrono da cadeira número seis na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casimiro de Abreu será declarada como a 'Capital da Poesia'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui