Caso Gabriel Monteiro: Conselho de Ética aceita pedido da defesa e aumenta número de testemunhas

Vereador responde no Conselho de ética da Câmara por decoro parlamentar, que pode levar à cassação do mandato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gabriel Monteiro discursando na Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Renan Olaz/CMRJ

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro acolheu, nesta terça-feira (24/05), um requerimento apresentado pelos advogados de defesa do vereador Gabriel Monteiro (PL) no processo por decoro parlamentar, que pode levar à cassação de seu mandato. Gabriel é acusado de estupro, assédio sexual e de forjar vídeos para a internet.

Os advogados do vereador pediram e conseguiram ampliar o número de testemunhas de defesa que poderão ser convocadas para depor. Com a decisão, o vereador poderá contar com a participação de 8 testemunhas.

Demora na entrega dos documetos

Membros do Conselho de Ética da Câmara também reclamaram da demora da polícia civil na entrega de documentos do inquérito policial contra o vereador Gabriel Monteiro. O relator do processo, Chico Alencar, conta com as informações da polícia para concluir o relatório sobre quebra de decoro contra Monteiro.


Vinte e dois dias já se passaram, mas até agora o delegado não nos enviou o que ficou de entregar”, lamentou Chico Alencar. A vereadora Teresa Bergher fez coro. “Na reunião que tivemos com o delegado (Luiz Armond, titular da Dp do recreio) disse que havia um farto material e que o inquérito estava bem adiantado. Não sabemos o motivo desta demora”, reclamou Teresa Bergher.

Luiz Ramos filho contou que o procurador geral da câmara, José minc, vai fazer novo contato com o delegado para pedir os documentos.


O delegado ficou de encaminhar uma parcial do inquérito, os ROs e uma parte das investigações que não está em segredo de justiça. O procurador da câmara vai fazer novo contato para que a documentação seja enviada. Mas entendo que esta demora não vai prejudicar nem atrasar o trabalho do conselho. Até porque vAmos ouvir as mesmas pessoas que prestaram depoimento, que são as testemunhas de defesa e de acusação”, explicou Luiz Ramos Filho.


Nesta quarta-feira (25/05), o conselho se reunirá mais uma vez para ouvir dois ex-assessores de Gabriel Monteiro, Vinícius Hayden Witeze e Heitor Nazaré Neto.


Esta tarde, os advogados de monteiro estiveram na Câmara e pediram para apresentar oito em vez de cinco testemunhas de defesa, como era previsto. Eles perderam o prazo para a apresentação das testemunhas. O conselho deu mais dois dias, mas o novo prazo expirou na última sexta-feira. Mas, segundo o presidente Alexandre Isquierdo, o conselho decidiu por unanimidade autorizar a apresentação das oito testemunhas, para que não reste qualquer dúvida sobre o amplo direito de defesa ao acusado.

Confira as datas das próximas oitivas:

  • 25/05
  • 31/05
  • 01/06
  • 02/06
  • 03/06
  • 07/06
  • 09/06

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Caso Gabriel Monteiro: Conselho de Ética aceita pedido da defesa e aumenta número de testemunhas

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui