Castramóvel realiza atendimento no Bangu Shopping nesta segunda-feira

O projeto já castrou em todo estado, aproximadamente 50 mil animais, e o objetivo é chegar a 100 mil, até o fim do ano de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os donos de cães e gatos de Bangu e adjacências, na Zona oeste do Rio, poderão castrar seus animais, gratuitamente, no Castramóvel do programa RJPET, que ficará estacionado no complexo comercial a partir desta segunda-feira (16/05). As inscrições e agendamento devem ser feitas pelo site da iniciativa.

O projeto já castrou em todo estado, aproximadamente 50 mil animais, e o objetivo é chegar a 100 mil, até o fim do ano de 2022.

O castramóvel conta ao todo com 20 profissionais, sendo 10 veterinários, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor, um processo que leva no mínimo 40 minutos.

A equipe trabalha com cães e gatos em dias alternados, para facilitar o manuseio com os animais. O ônibus possui 6 calhas de castração e o objetivo é castrar pelo menos 2 mil animais/mês.

Advertisement

Todo animal antes de ser castrado, passa por uma avaliação do veterinário que diz se o mesmo está ou não apto para o procedimento.

Número de animais abandonados no Rio cresceu 250% no último ano

O abandono de animais na cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 250% no último ano, de acordo com a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara dos Vereadores. Em abril, esse número cresceu ainda mais, chegando a 357% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o ex-secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal no governo, defende que a castração é uma das medidas mais eficazes para que haja uma redução no número de bichinhos abandonados.

“Apesar do número cada vez maior de leis voltadas para a proteção e o bem estar animal, o abandono ainda ocorre com frequência. É importante destacar que abandono e maus tratos de animais é crime! Isso só reforça a necessidade da realização de políticas públicas que reduzam o número de animais nas ruas, especialmente castração. A castração é segura e muito eficaz no controle populacional de cães e gatos, além de prevenir e reduzir diversas doenças”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castramóvel realiza atendimento no Bangu Shopping nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui