Castramóvel RJPet estaciona na Ceasa/RJ após castrar 5 mil animais na Muzema

Ônibus adaptado para o procedimento veterinário já iniciou as atividades na Zona Norte do Rio. Projeto foi idealizado por Marcelo Queiroz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os donos de cães e gatos da Zona Norte do Rio de Janeiro já podem castrar seus animais totalmente de graça. Os procedimentos começaram na manhã desta segunda-feira (02/05), no pavilhão 300 da Ceasa/RJ, na Avenida Brasil nº 19.001. No primeiro dia de castração, o programa já conta com 5 mil cadastros.

O Castramóvel faz parte do programa RJPET, da secretaria estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal, que vai castrar 100 mil animais até o final de 2022. Atualmente, já são mais de 40 mil cães e gatos castrados em todo o Estado. O programa foi idealizado pelo então secretário Marcelo Queiroz (PP), pré-candidato a deputado federal.

Estamos muito felizes em dar continuidade ao projeto das castrações e, mais ainda, de levar nosso castramóvel para o CEASA/RJ. A empresa, vinculada a nossa secretaria, além de ser essencial para o abastecimento do nosso estado, também tem sido muito parceira dos projetos do RJPET. O agendamento das castrações já está aberto,” explicou o secretário de Agricultura, Alex Grilo.

As inscrições e agendamento devem ser feitas pelo site do programa.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 05 02 at 12.01.38 1 Castramóvel RJPet estaciona na Ceasa/RJ após castrar 5 mil animais na Muzema
Rita de Cassia Santos, 52 anos, e Barbara Santos, 26 anos

Rita de Cassia Santos, 52 anos, e Barbara Santos, 26 anos. Mãe e filha, elas têm 3 gatos e 2 cachorros em casa. Todos adotados da rua. Nesta segunda, 2/5, levaram para castrar o gato Tomás (4 anos) e a cadela Luna (3 anos). A história da chegada do gato Tomás na família é muito linda.

A mãe Rita saiu à rua, na Saúde, onde moram, para comprar ração para os dois cachorros, no caminho ela viu uma vizinha abandonando os filhotinhos da própria gata que deu cria. Rita, na hora, adotou um dos filhotinhos. Era dia 27 de março de 2018, data do aniversário de 22 anos da filha Barbara. “Eu não aguentei ver aquela cena, se pudesse adotava todos“.

Quinze dias antes de completar 22 anos, a filha Barbara havia perdido seu cachorrinho para o câncer. Então quando ela ganhou Tomás, ficou muito emocionada e chorou muito. “Eu soube dessa castração através da internet. Minha prima e minha irmã, conseguiram cadastrar os bichinhos dela.

Animais abandonados

A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, destaca que a ação faz parte de uma campanha para diminuir o número de animais sem cuidadores que circulam no mercado de Irajá. A Ceasa/RJ convida todos a participarem, principalmente os moradores do entorno.

Muitos cães e gatos dos moradores do entorno não são castrados e são criados com as portas abertas. Isso impacta diretamente no número de animais abandonados na Ceasa,” avalia Bianca de Carvalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castramóvel RJPet estaciona na Ceasa/RJ após castrar 5 mil animais na Muzema
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui