Durante a assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o novo consórcio que administrará as barcas, realizada na manhã desta sexta-feira (10/01), o governador afirmou que o novo sistema de bilhetagem municipal do Rio, o Jaé, poderá ser integrado aos modais administrados pelo Governo do Estado, como por exemplo, o metrô, as barcas e os trens, depois da nova licitação da bilhetagem estadual.
Castro também revelou que o governo estadual está em processo de licitação para substituir o sistema de bilhetagem atual, com a expectativa de que o processo esteja avançado até julho. O governador explicou que a transição foi atrasada por questões jurídicas, mas garantiu que a integração total com o sistema da prefeitura ocorrerá até o meio do ano. “A prefeitura não teve esse problema, então avançou mais. Quero agradecer ao prefeito Eduardo Paes, porque esse adiamento foi fundamental. Até lá, nossa bilhetagem já estará licitada e a integração concluída. Em julho, teremos a bilhetagem funcionando de forma completa, com mais transparência no transporte, dados abertos e o verdadeiro custo do sistema”, disse.
A entrada em operação do Jaé foi adiada para o dia 1º de julho. O sistema já está em funcionamento nos transportes municipais, como ônibus, vans, VLT e BRT.
“Esse adiamento foi essencial. Até lá, a bilhetagem estará licitada e a integração pronta. O adiamento realizado pela prefeitura permitiu corrigir questões jurídicas pendentes”, afirmou Castro.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a mudança para o novo sistema permite ajustes mais precisos na rede de transporte com base em dados confiáveis. “Quando falamos de Jaé e de RioCard, estamos tratando de algo que há muito tempo precisa ser resolvido. Estamos falando da ‘caixa preta’ dos transportes”, declarou Paes.
“É através da bilhetagem eletrônica que conseguimos saber quantos passageiros foram transportados, em que horários, qual o custo para o município e como a política de subsídios é aplicada. O tema que estamos tratando aqui é a verdadeira ‘caixa preta’ dos transportes”, explica o prefeito.
O Jae vai será uma paga outra fica 0000
Uma PG outra não pq eu pego duas passagens
O essencial é que o governador e o prefeito continuem trabalhando na mesma direção e objetivo, e já de pleno acordo para integrarem ambos os novos sistemas quando estes finalmente entrem em operação.
Que este diálogo se mantenha, e que consigam cumprir o novo prazo agora estipulado.
O governador deveria era extender a ” gratuidade” das passagens no metrô para os idosos na faixa do 60 – 64 anos como o é em São Paulo, Curitiba…. Aliás me parece que ele vetou esse projeto passado na Alerj!?
Infelizmente adiado novamente, e atrasado nas negociações com o estado, obviamente porque a Riocard, não quer largar o osso.