O governador do Rio, Cláudio Castro, recebeu nesta quinta-feira (22/05), no Palácio Guanabara, executivos da multinacional chinesa Envision Energy para avançar em uma possível parceria estratégica. O governo estadual trabalha para atrair investimentos da ordem de R$ 5 bilhões até 2033, com o objetivo de instalar no estado uma planta de produção de SAF — combustível sustentável voltado ao setor de aviação.
Esta foi a segunda rodada de negociações entre as partes, que começaram há um mês, durante encontro em Xangai, na China. Castro busca convencer a Envision a apostar no Rio com uma unidade, que reforçaria o compromisso do estado com a sustentabilidade e a inovação no mercado energético.
O SAF é um combustível que pode reduzir significativamente as emissões de carbono na aviação, um setor em que a busca por alternativas verdes tem ganhado cada vez mais espaço. A chegada da planta no Rio representaria um importante passo para a economia do estado, gerando empregos e impulsionando a cadeia produtiva do combustível limpo.
China? O ex presidiário Valdemar Costa Neto e seu cupincha deixarão?