Castro sanciona lei que determina isenção de imposto em doações para compra de vacinas contra a Covid-19

A medida é válida para o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação Financeira e de Quaisquer Bens ou Direitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), sancionou o projeto de lei que isenta de impostos estaduais doações financeiras destinadas à compra de vacinas contra a covid-19. A Lei 9.260/21 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (28/04) e complementa a Lei 8.804/20, que isentou as doações para compra de outros materiais e equipamentos de combate à pandemia, tais como: álcool 70%; desinfetantes; gel antisséptico; óculos e viseiras de segurança; aparelhos de eletrodiagnóstico entre outros produtos.

A medida é válida para o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação Financeira e de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), inclusive em doações feitas ao Governo do Estado. O autor da medida, deputado Marcus Vinícius (PTB), esclarece a importância da isenção.

“A ajuda do ente privado é primordial para o êxito da campanha de imunização para frear o contágio da pandemia. Para isso, toda e qualquer doação deve ser realizada com a isenção de impostos, em especial o ITCMD, para garantir a totalidade da doação ao município escolhido. Esse é só mais um passo para que a vacinação ocorra da forma mais breve possível”, aponta o deputado.

O Governo do Estado vetou três artigos da lei: o 2º, que obrigava a publicação das doações recebidas no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e em sítios oficiais; o 3º, que sugeria depósito das doações exclusivamente em conta bancária administrada pelo Poder Executivo municipal e o artigo 4º, que estendia a isenção a doações realizadas ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castro sanciona lei que determina isenção de imposto em doações para compra de vacinas contra a Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui