Castro sanciona lei que garante a liberdade de expressão e pensamento no ambiente escolar

A legislação proíbe que opiniões sejam cerceadas mediante violência ou ameaça, além de qualquer violação aos princípios constitucionais e normas que regem a educação nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (19/05) e sancionada pelo governador Cláudio Castro (PSC), a Lei 9.277/21 que garante a livre expressão de pensamentos e opiniões a professores, estudantes e funcionários no ambiente escolar. A medida é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e Carlos Minc (PSB).

A legislação proíbe que opiniões sejam cerceadas mediante violência ou ameaça, além de qualquer violação aos princípios constitucionais e normas que regem a educação nacional. Estudantes e profissionais da educação só poderão ser filmados durante aulas ou atividades de ensino mediante autorização expressa de quem será filmado ou do responsável – com exceção das atividades remotas. A norma ainda cita especificamente a proibição do uso de bens públicos – incluindo as escolas – para a propaganda eleitoral, prevista na Lei Eleitoral (Lei 9.504/97).

De acordo com os autores, o projeto foi apresentado para garantir o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas nas escolas – previsto pela Constituição Federal – e o debate de temáticas como as de gênero e diversidade, conforme o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14).

Na justificativa do texto, os autores afirmam que o direito das famílias de educar seus filhos segundo suas crenças e costumes deve conviver de maneira harmoniosa com a liberdade de ensino e o direito à educação.

Advertisement

“Queremos uma escola sem mordaça, com liberdade. A escola é um espaço de trocas de opiniões e pesquisa, não de censura e espionagem. A Alerj talvez seja a primeira assembleia do país a mostrar que educação não combina com perseguição, mas sim com respeito”, declarou Carlos Minc.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castro sanciona lei que garante a liberdade de expressão e pensamento no ambiente escolar
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Doutrinação total, ainda mais a proposta vindo de um imbecil como o Minc e um idiotado como Ceciliano.
    Cláudio Castro, sua batata já está assando, o caminho poderia ser outro e não com a concordância com essa aberração ideológica, destruição da sociedade como quer desestabilizar famílias a esquerda.
    Péssimo também para o Diário do Rio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui