Durante os primeiros dez dias do Rock in Rio Brasil 2024, os catadores e catadoras da Rede Movimento, em parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e com o apoio da Novelis, reciclaram mais de 8 toneladas de latas de alumínio. A ação reforça o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade em um evento de grande porte, reunindo mais de 730 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de setembro.
Além das toneladas já recicladas, ainda há resíduos estocados aguardando processamento, mostrando que o trabalho de coleta e reciclagem continuará nos próximos dias. O processo é assegurado pela tecnologia blockchain da Reutiliza Já, que garante a rastreabilidade completa dos materiais recicláveis, proporcionando transparência e eficiência em todas as etapas.
“A atuação da Novelis em parceria com a ANCAT e cooperativas de catadores em eventos de grande porte, como o Rock in Rio, reforça nosso compromisso com a circularidade das latas de alumínio. Trabalhamos para que o material consumido seja reciclado e volte à cadeia produtiva de forma eficiente, valorizando o trabalho dos catadores e catadoras e contribuindo para a sustentabilidade do planeta,” afirma Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis América do Sul.
Os dados contabilizados pela ANCAT e Reutiliza Já mostram que o reaproveitamento das latas coletadas durante o festival ajudará a evitar a extração de aproximadamente 40 toneladas de bauxita, mineral essencial para a produção de alumínio primário. Essa prática contribui para a economia circular, um modelo que tem mantido o índice de reciclagem de latas de alumínio acima de 95% nos últimos 15 anos, de acordo com a Recicla Latas.
O sucesso dessa ação só foi possível graças ao trabalho de cerca de 100 catadores envolvidos em todas as etapas, desde a triagem até a prensagem do material. O presidente da ANCAT, Roberto Rocha, destacou a importância do trabalho realizado pelos catadores: “Os catadores e catadoras são fundamentais para o sucesso desse trabalho, garantindo não só uma alta recuperação dos materiais, mas também a qualidade do processo.”
Após a triagem e prensagem, a sucata de alumínio será enviada ao centro de coleta da Novelis em São Gonçalo (RJ), e posteriormente para sua fábrica em Pindamonhangaba (SP), o maior complexo de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.