Cavalo que puxava carroça com entulho é resgatado na Freguesia

Com marcas de maus-tratos, o animal estava transportando entulho na Rua Joaquim Pinheiro. Ele foi levado para Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ascom Vigilância Sanitária

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, órgão ligado a prefeitura do Rio, resgatou neste sábado (15/08), no bairro da Freguesia, na Zona Oeste do Rio, um cavalo que puxava uma carroça, o que é proibido, de acordo com as leis 7194 de 07/01/2016 e 6435 de 27/12/2018 (Código de Direito e Bem-estar Animal do município).

Com marcas de maus-tratos, o animal estava transportando entulho na Rua Joaquim Pinheiro. Ele foi apreendido e levado para o Centro de Controle de Zoonose (CCZ), em Santa Cruz, onde passará por avaliação e tratamento, caso seja necessário. O dono pode entrar em contato com a unidade veterinária para recuperar o cavalo, mas terá que pagar as diárias e apresentar um documento que comprove a posse do animal.
 
Reforçamos que o transporte de cargas ou pessoas em veículos de tração animal, como charretes e carroças, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais, é considerado crime e deve ser coibido. A atuação do poder público e a colaboração da população, registrando no 1746 casos de maus-tratos aos animais como esse, são muito importantes“, ressalta a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretaria da Vigilância Sanitária.
 
A Vigilância Sanitária informou que faz diariamente o recolhimento de animais em vias públicas, a maioria, em atendimento a demandas da Central 1746, e muitas envolvendo cavalos, em especial, na Zona Oeste, nos bairros de Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá, as Guaratibas e Sepetiba. De janeiro deste ano até agora, foram resgatados das ruas 222 animais, sendo 48 de pequeno porte e 174 de grande porte, incluindo cavalos e até um pônei.
 
Pelo protocolo, os animais só podem ser liberados com comprovação de propriedade, permanecendo por até três dias à espera do dono. Os não reclamados são encaminhados a ONGs de proteção animal ou a currais legalizados (com registro no Ministério da Agricultura), não podendo ser doados a particulares nem mesmo a instituições de ensino. Esse prazo de três dias pode ser ampliado se o animal estiver sendo medicado com antibióticos, por exemplo, e ficam no CCZ até o fim do tratamento.


 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cavalo que puxava carroça com entulho é resgatado na Freguesia
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Qual número de telefone ou site para denuncias de maus tratos a animais !!! Seria ótimo divulgar assim poderemos ajudar a acabar com estes carroceiros e maltratam animais

  2. Como muitas outras leis no país, essa também parece que só existe no papel. Se é crime, por que tantas carroças circulando no RJ ? Essas pessoas perversas que maltratam os animais devem ser punidas e não ajuda das pelo governo. Cadeia neles.

  3. Gostaria do tel. Pra denuncia . Acredito que seja o n. Da prefeitura . Acho que o animal não deve ser entregue para o mesmo dono. Deveria ser doado pra quem gosta é tem condições de cuidar, e está doaçao ser acompanhada mensalmente.

  4. Quem contrata esse tipo de serviço precisa verificar se será usado carroça com animal . A coisa mais comum é ver animais trabalhando desta forma em toda Jacarepaguá.

  5. Que bom que resgataram Só não entendi por que devolver o bichinho ao dono. Ele deveria ser multado e proibido de ter animais já que causou maus tratos ao seu cavalo. Multa pesada para não reincidir e ainda servir de exemplo

  6. A pessoa que contrata um carroceiro para se livrar de entulho de obra, também é conivente. Deveria tambem ser multado.
    Por outro lado a prefeitura através da Comlurb tem um setor que coleta entulhos, porém é muita burocracia. Deveriam facilitar as coisas e fatalmente acabaria com com os carroceiros e protegeria a vida dos cavalos.

  7. Aqui onde moro vejo muitas carroças puxadas por animais (cavalos) da muita pena de ver esse tipo de crime.
    O de posso reclamar ou qual número posso fazer a reclamação . Te ho pena dos animais, são maltratados sem alimentação e água.

  8. É lamentável que em pleno século XX ainda se encontre animais sendo maltratados, puxando carroça e sendo espancado. “Se você ama os animais, obviamente não faz sentido machucá-los” (Mary M. Morrissey). Entretanto, o cidadão que precisa de um veículo para levar alimento para a família em casa, deve receber do administrador público amparo necessário para o cidadão continuar sobrevivendo, sem necessidade de usar os animais.
    Enfim, como diz Charles Robert Darwin “A COMPAIXÃO PARA COM OS ANIMAIS É DAS MAIS NOBRES VIRTUDES DA NATUREZA HUMANA”

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui