Em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/09), foram realizados, na quarta-feira, cerca de 400 atendimentos de saúde gratuitos na Vila Olímpica da cidade de Duque de Caxias. A iniciativa foi resultado de uma parceria do Hospital Caxias D’Or e da Prefeitura de Duque de Caxias. O hospital ofereceu serviços, como aferição de pressão e colesterol, análise de glicemia, realização de eletrocardiograma e avaliação fisioterápica, além de orientação nutricional. Ainda foi oferecido curso de Suporte básico de Vida (BLS), ministrado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), para os professores da Vila Olímpica.

O chefe da Cardiologia do hospital, Bruno Bandeira, explica que o objetivo da ação foi fazer um alerta à população sobre a necessidade de cuidar bem do coração e explica que, devido à pandemia, muitas pessoas acabaram deixando de realizar consultas e exames de rotina fundamentais para prevenir as doenças cardíacas. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam para uma queda de quase 30 milhões de procedimentos de saúde que não são de emergência em 2020. Há também casos de pacientes que pararam os tratamentos que estavam fazendo.

Nosso objetivo foi orientar a população para a necessidade de ter hábitos de vida saudáveis, principalmente com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Além disso, mostramos a importância do acompanhamento médico regular”, destaca Bruno, que também é diretor de comunicação da Sociedade de Cardiologia do Estado Rio de Janeiro e explica que diversas doenças que afetam o coração são silenciosas. Os sintomas só se manifestam quando o quadro já é grave, correndo o risco de sofrer um infarto ou um AVC. “São situações que são diagnosticadas apenas realizando exames preventivos”, observa.

O hospital também promoveu atividades esportivas voltadas para os colaboradores, com caminhada, corrida de revezamento 4×100, partidas de futebol e aulas de dança. “Muitas vezes, no corre-corre diário, mesmo quem trabalha na saúde esquece a importância de praticar esportes”, relata o cardiologista, que reforça que a prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardíacas, pois reduz a tensão arterial e o colesterol entre outros benefícios.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui