CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
''Por Que Nem Todos os Dias São Dias de Sol'' é um dos espetáculos - Foto: Jackeline Nigri

A partir da próxima quarta-feira (11/09) até o dia 14/10, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado no Centro do Rio, que completa 3 décadas de existência em 2019, vai reunir 5 das principais companhias de teatro do país que já passaram pelo local ao longo de sua história.

A exposição ”CCBB 30 anos de Cias” reunirá a ”Cia. dos Atores”, ”Cia. Dos à Deux”, ”Cia. PeQuod”, ”Aquela Cia. de Teatro” e a ”Artesanal Cia. de Teatro”. Cada uma vai apresentar seus espetáculos (2 infantis e 6 adultos) mais consagrados, colocando em cena um significativo painel das artes cênicas nacional. A programação conta ainda com bate-papos e debates gratuitos com os grupos.

Curador da mostra, o produtor Sergio Saboya considera que o projeto é uma grande homenagem aos que se dedicam às artes cênicas, buscando questionamentos e reflexões importantes para a sociedade, além do entretenimento.

Por isso, procurou trazer ao público montagens de grupos que realizam um rico trabalho investigativo, gerando uma criação inovadora, de grande qualidade técnica e artística.

Advertisement

”Todas as companhias convidadas possuem trabalhos distintos de pesquisas, extremamente significativas para a renovação e a qualidade da cena teatral brasileira contemporânea. São trabalhos germinais, que quebram paradigmas e contribuem amplamente para nosso teatro de forma geral”, explica Sergio.

Paco do Ouvidor CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Público adulto

Abrindo o evento, a Cia. Dos à Deux traz para o público o espetáculo ”Irmãos de Sangue” (2013). Formada em 1998 pelos atores e bailarinos Artur Luanda Ribeiro e André Curti, a companhia, com sede no Rio e Janeiro e em Paris, tem como principal marca o teatro criado a partir da linguagem gestual e corporal.

Em ”Irmãos de Sangue”, a história se passa no centro das relações entre três irmãos e sua mãe, apresentando as diferenças que superam os laços familiares e expõem a enorme diversidade de sentimentos desse complexo relacionamento.

Cia. Dos à Deux Irmãos de Sangue crédito da foto Renato Mangolin 1 1 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”Irmãos de Sangue” – Foto: Renato Mangolin

Na 2ª semana da mostra, a Cia. dos Atores apresenta ”Insetos” (2018) e ”Conselho de Classe” (2014), espetáculos que marcam a parceria do grupo com o dramaturgo Jô Bilac. Formada pelos atores César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memorian), a Cia. dos Atores comemora 31 anos de atividade ininterrupta em 2019, tornando-se um dos grupos de maior tempo de atividade no Rio de Janeiro.

Em ”Insetos”, 12 quadros que traçam paralelos entre a natureza e questões da atualidade vão sendo revelados na voz de diferentes insetos. O espetáculo recebeu diversas indicações aos principais prêmios de teatro do país.

Cia. dos Atores Insetos crédito da foto Elisa Mendes 1 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”Insetos” – Foto: Elisa Mendes

Vencedora do Prêmio Cesgranrio de Teatro, ”Conselho de Classe” se passa em uma escola pública do centro carioca. Uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor, que faz eclodir dilemas profissionais e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição.

Cia. dos Atores Conselho de classe crédito da foto Vicente de Mello 3 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”Conselho de Classe” – Foto: Vicente de Mello

Desde 2005, Marco André Nunes e Pedro Kosovski vêm desenvolvendo, ao lado de outros artistas, uma linguagem cênica própria com a Aquela Cia. de Teatro. Mais recente trabalho do grupo, ”Guanabara Canibal” (2017) busca pensar e debater a questão indígena, tendo como pano de fundo a tomada do Forte de Villegagnon, célebre batalha naval travada na Baía de Guanabara, em 1560, que resultou na fundação da cidade do Rio de Janeiro. A dramaturgia tem referência no 1º poema da literatura brasileira, ”De Gestis Mendi de Saa” (”Feitos de Mem de Sá”), do padre José de Anchieta.

Aquela Companhia de Teatro Guanabara canibal crédito da foto Julio Ricardo 1 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”Guanabara Canibal” – Foto: Júlio Ricardo

Premiado em diversas categorias dos prêmios Shell, APTR, Cesgranrio e Questão de Crítica, ”Caranguejo Overdrive” (2016) conta a história de um ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século XIX. Após um tempo longe, ele volta ao Rio e encontra uma cidade em grande transformação. A música em cena, com influência do maguebeat, compõe a performance.

Aquela Companhia de Teatro Caranguejo overdrive crédito da foto Elisa Mendes 1 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”Caranguejo Overdrive” – Foto: Elisa Mendes

Com sua trajetória à frente da Cia PeQuod, o diretor Miguel Vellinho procura refazer os limites do seu teatro aproximando-se de outras manifestações artísticas, como a dança, a literatura, os quadrinhos, o cinema, a fotografia. Tudo isso sem jamais perder o caráter artesanal da confecção dos bonecos, figurinos e cenários.

Na mostra, a Cia apresenta um espetáculo adulto e outro infantil. Em ”A Chegada de Lampião ao Inferno” (2009), a ”Cia. PeQuod” mergulha de cabeça na cultura brasileira para criar um espetáculo em que funde tradição e modernidade. Livremente inspirada no cordel de mesmo nome, mas também citando o périplo dantesco da ”Divina Comédia”, a peça encontra-se dividida em 2 momentos distintos: o 1º sem palavras e todo feito com bonecos, e o 2º combinando de maneira livre e surpreendente atores, bonecos e objetos. Trilha sonora de André Abujamra.

Cia PeQuod A chegada de Lampião ao inferno crédito da foto Ângelo Antônio Duarte 3 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”A Chegada de Lampião ao Inferno” – Foto: Ângelo Antônio Duarte

Público infantil

Com 24 anos de trajetória sob a direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, a Artesanal Cia. de Teatro vem produzindo espetáculos de teatro para o público infantil e jovem com uma linguagem inovadora, que converge no uso de bonecos, sombras, máscaras, canto, cinema e videografismos.

Vencedor do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil nas categorias de ”Melhor Iluminação” e ”Menção Honrosa” – linguagem de animação – pela excelência da confecção e manipulação, ”Por Que Nem Todos os Dias São Dias de Sol?” (2016) traz 4 contos que narram questões colocadas por crianças em uma pesquisa realizada pelo grupo sobre questões como amor, liberdade, vida, entre outros.

Baseado no conto homônimo de Oscar Wilde do século XIX, ”O Gigante Egoísta” (2013) venceu o Prêmio CBTIJ de Melhor trabalho de formas animadas e do Zilka Sallaberry nas categorias ”Espetáculo”, ”Ator” e ”Figurino”. A montagem conta a história de um gigante que não permitia que crianças brincassem em seu jardim. Ao afastá-las, o lugar e assolado por um inverno sem fim e o gigante amarga uma imensa solidão, até que um menino infringe as regras e começa a cuidar das flores e das árvores.

Artesanal Cia. de Teatro O gigante egoísta crédito da foto Bruno Lorenzo 1 CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
”O Gigante Egoísta” – Foto: Bruno Lorenzo

SERVIÇO

CCBB 30 anos de Cias.

  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro II
  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
  • Lotação: Teatro I – 172 lugares | Teatro III – 86 lugares, exceto ”Guanabara Canibal” (50 lugares) e ”Caranguejo Overdrive” (110 lugares)
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
  • Venda de Ingressos: Quarta-feira à segunda, das 9h às 21h, na bilheteria do CCBB ou pelo site Eventim
  • Mais Informações: (21) 3808-2020

PROGRAMAÇÃO

Cia. Dos à Deux
TEATRO I
”Irmãos de Sangue”, direção de André Curti e Artur Luanda Ribeiro
– Datas: 11, 12, 13 e 14 de setembro, às 19h | 15 de setembro, às 16h e às 19h (sessão dupla)
– Duração: 85 minutos
– Classificação: 14 anos

Cia. dos Atores
TEATRO I
”Insetos”, direção de Rodrigo Portella.
– Datas: 18, 19 e 20 de setembro, às 19h
– Duração: 80 minutos
– Classificação: 14 anos

”Conselho de Classe”, direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro
– Datas: 21, 22 e 23 de setembro, às 19h
– Duração: 90 minutos
– Classificação: 14 anos

Artesanal Cia. de Teatro
TEATRO I
”O Gigante Egoísta”, direção de Gustavo Bicalho e Henrique Gonc?alves
– Datas: 25, 26 e 27 de setembro, às 19h
– Duração: 55 minutos
– Classificação: Livre


”Por que nem todos os dias são dias de sol?”, direção de Gustavo Bicalho. e Henrique Gonc?alves.
– Datas: 28, 29 e 30 de setembro, às 19h
– Duração: 55 minutos
– Classificação: Livre

Cia PeQuod
TEATRO III
”A Chegada de Lampião ao Inferno”, direção de Miguel Vellinho
– Datas: 2, 3, 4, 5, 6 e 7 de outubro, às 19h30
– Duração: 70 minutos
– Classificação: 16 anos

Aquela Cia. de Teatro
TEATRO III
”Caranguejo Overdrive”, direção de Marco André Nunes
– Datas: 9 de outubro, às 20h | 10 de outubro, às 17h e às 20h (sessão dupla)
– Duração: 70 minutos
– Classificação: 18 anos


”Guanabara Canibal”, direção de Marco André Nunes
– Datas: 12, 13 e 14 de outubro, às 19h30
– Duração: 90 minutos
– Classificação: 10 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB celebra 30 anos com exposição especial de teatro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui