Foto: Reprodução Internet

O Centro Cultural Banco do Brasil (CBBB) está oferecendo conteúdos exclusivos da sua programação que estão sendo divulgados em seus perfis nas redes sociais.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

O Programa CCBB Educativo preparou gratuitamente, de modo online, para o público, mais de 100 relatos, arquivos, vídeos e dispositivos de atividades realizadas e presentes nas exposições, entre 2018 e 2020, direcionados para todos os públicos, especialmente alunos, professores e comunidade escolar.

Tudo para que esse período atual de atenção e recolhimento seja o mais tranquilo possível, com cultura“, diz o comunicado do centro cultural.

Em atividade desde 2018, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação é realizado pelo JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, organização da sociedade civil sediada em Minas Gerais. Fundado em 2010, o JA.CA tem sua origem vinculada a programas de educação e pesquisa, residência artística e projetos relacionados a arquitetura, urbanismo, design e gestão cultural, em diálogo com diferentes instituições.

É a oportunidade de prosseguir com atividades educativas, sempre envolvendo a arte, nos momentos em casa, durante o isolamento social. Professores e profissionais da educação podem se manter atualizados e mergulhar em novas perspectivas. Alunos podem continuar com o aprendizado e há até oficinas que podem ser feitas pelos pais com seus filhos, visando a diversão e o conhecimento.

Os interessados poderão acessar no site do CCBB Educativo, a seção “Arquivo Vivo”, que é composta por textos, fotos e vídeos das várias atividades realizadas semanalmente em Arte & Educação nas quatro unidades Centro Cultural Banco do BrasilSão Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A ideia é proporcionar a todos um momento de reflexão, criação e diálogo com as obras, sobre pensamentos presentes articulados nas exposições e em cada projeto realizado no CCBB.

Nesta semana, o convite especial é explorar à exposição “VAIVÉM”, que levará o público, a perceber como usam seu tempo e suas atividades cotidianas. O curso “Transversalidades” – com Denilson Baniwa (RJ), propõe uma reflexão sobre a arte indígena contemporânea. A atividade “Com a palavra” – com Daniel Toledo (SP), abordará sobre o modo de vida moderno e seu rítmo acelerado. O “Laboratório de Critica” – com Paulo Tavares (DF), trata da questão do solo indígena como patrimônio arquitetônico. O “Multiplo Ancestral” – com Sallisa Rosa (RJ) traz a proposta de renovação do imaginário social a cerca das considerações dos povos indígenas, incluindo os que vivem nos centros urbanos. Por fim, a “Atividade de férias” – com Niara do Sol (RJ), com contações de histórias e saberes herdados das etnias, sobre o rico cotidiano vivido em plena comunhão com a natureza.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui