CCBB faz exposição sobre os vilões do cinema nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dadidnho Cidade de Deus

Entra em cartaz no dia 1º de julho no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio a mostra A Vilania no Cinema Brasileiro. Com mais de trinta filmes na programação, o projeto propõe uma reflexão sobre as representações do mal na cinematografia nacional.

Entre os filmes escolhidos estão clássicos do cinema brasileiro, como Essa noite encarnarei teu cadáver, Ópera do Malandro e Cidade de Deus. Na lista há títulos que representam vertentes e épocas distintas da sétima arte do Brasil e diretores como Paulo César Saraceni, Anselmo Duarte, Neville D’Almeida e Anna Muylaert. A diversidade na programação reforça a proposta de análise em torno da noção de vilania construída pelo imaginário cultural do país.

O público terá acesso a um levantamento de personagens, situações e conflitos caracterizados como expressões do mal em sua intensidade máxima, proporcionado assim uma galeria de comportamentos vilanescos. A intenção é identificar e apresentar traços recorrentes, como a figura feminina feroz, diabólica e redentora ou as trágicas maledicências “pacíficas” do dia-a-dia – fugindo um pouco do óbvio, como a violência do estado autoritário. O que interessa são as outras vilanias, mais difusas, mais profundas, mais presentes no imaginário e nas práticas cotidianas brasileiras.

Advertisement

Pao-do-Ouvidor

Pertinho do CCBB tem o Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

As diferentes manifestações simbólicas do mal na arte serão tema também de duas masterclass, como parte da programação da mostra. A intenção é buscar uma compreensão do comportamento ético-político brasileiro com mais nuances, debate providencial para o atual momento de transformação dos paradigmas da sociedade brasileira. Estarão presentes questionamentos que desafiam o público a entender qual a ideia de mal difundida, quais seus agentes típicos e como julgar a partir apenas do estereótipo ou da aplicação cega da letra da “lei” (civil, religiosa, bélica, ideológica).

As duas masterclass serão conduzidas pelo especialista em história do cinema, Hernani Heffner. Conhecido por ser umas das personalidades mais representativas da área de preservação de filmes no Brasil, Hernani hoje é conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e professor da PUC RJ. Na mostra A Vilania no Cinema Brasileiro ele atua como curador.

SERVIÇO:

A Vilania no Cinema Brasileiro
CCBB Rio de Janeiro
Data: de 1º de julho a 25 de julho
Segunda, quarta, quinta e sexta: sessões às 17h e às 19h
Sábados e domingos: Sessões às 15h,17h e 19h

OBS: Nos dias 03, 13, 15, 17, 21, 23 e 24/07 às sessões das 19h serão antecipadas para às 18h30. As mudanças ocorrem devido à duração dos filmes.

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia). Funcionários e clientes do BB, estudante, sênior acima de 60 anos, professor, PNE e usuários dos convênios Cartão Metrô recarregável, SESC, clube de assinantes O Globo, PUC e Clasp pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento comprobatório.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB faz exposição sobre os vilões do cinema nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui