Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nos temp(l)os dos farós

Com 140 peças trazidas do Museu Egípcio de Turim (Museo Egizio), na Itália, e mais 89 de outras coleções, o CCBB abre neste sábado (12) “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, em que, além de belas peças de arte, mostra, por meio do estilo, dos materiais, dos recursos técnicos disponíveis e, especialmente, das referências usadas, aspectos da cultura e da religiosidade no Egito antigo, tal como sua influência sobre a vida cotidiana dos egípcios em um período que vai de 4 mil a 30 anos antes de Cristo.

SZ2r89wYhIxBqK8OMDK7YxscLNxSCeU4Blq39C723vDHOY2ld17xWVA5JWhkToEXfZCS1iKKkO4OOfc ZZzxH1VztQrv nUQToVKSAlo4C San4JkWSbqUeGSyyHeTkEB XFzR7B Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

A forma como a natureza condicionava fatores da vida e inspirava a formação religiosa também é fortemente contemplada na mostra que se divide em três seções – Vida Cotidiana, Religião e Eternidade –, cada qual marcada por três cores e intensidades de iluminação. Além as peças originais da antiguidade – muitas descobertas em escavações do século 19 e início do século 20 –, há réplicas, como da tumba da rainha Nefertari, esposa de Ramsés II, e uma pirâmide cenográfica, na rotunda do térreo do CCBB, medindo 6 metros. “Tem uns camelos em escala de tamanho proporcional, para o visitante ter ideia da altura das pirâmides originais, que chegam a 104 metros”, explica o holandês Pieter Tjabbes, que organizou a exposição junto com o italiano Paolo Marini, curador do Museo Egizio.


Advertisement

Para facilitar a compreensão do significado das peças, um filme de 4 minutos sobre a história do Egito antigo é mostrado no início da exposição, subindo o primeiro andar do CCBB. 

Trata-se uma história desenvolvida principalmente do primeiro faraó, Menés (entre 3.100 a.C. e 3.000 a.C.) a 30 a.C., após a derrota de Cleópatra pelo Império Romano, na Batalha de Alexandria – Quase 3 mil anos de relativa estabilidade política, prosperidade econômica e desenvolvimento artístico, com grande influência na moda, no design e na arquitetura.

Outros filmes mostram descoberta da tumba do Tutancâmon, no século 20, a uma reconstrução de templos em 3D.


Há de brilhar

Um deus, além de um astro, o Sol, a cada vez em que brilhava mais uma vez, iniciava mais um dia. Era quando seus primeiros raios de luz surgiam do akhet (horizonte) para iluminar Kemet, a terra negra (Egito). A manhã também a exposição, em seu ambiente de iluminação mais brilhante, Entre paredes amarelas, pequenos adornos e objetos de uso pessoal, como roupas, pentes, caixas e frascos de cosméticos ilustram parte da Vida Cotidiana egípcia, e ajudam a entender alguns de seus aspectos, da vestimenta à nutrição e à saúde, como as pinturas ao redor, feitas justamente para protegê-los dos raios do sol nos períodos de luz mais forte. 

O amarelo está associado também ao ouro, do qual seria feita a pele dos deuses, assim como ao tom ocre bastante usado na 18ª Dinastia (1550-1295 a.C.), em Deir el-Medina, vila onde viviam trabalhadores das tumbas do Vale dos Reis, origem da maior parte da informação sobre o dia a dia dos egípcios antigos. 

n3nSe5Ew776EwTJ03PdG93jOiEirxoZq0UId9A5jy PTu8MLNH6vrvjLlhEog0OXlQsTcsGB3fs 3oZl Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

À suave luz dos deuses

Com a luminosidade dando lugar à penumbra, a Religião politeísta da época dos faraós é ambientada em verde, cor relacionada ao renascimento e à regeneração, tal como à pele do deus Osíris, rei dos mortos, e ao papiro, feito a partir de planta ue identificada com o rio Nilo e que, segundo os ritos, representava uma nova vida. 

A luz suave simula a dos templos, onde os cultos eram praticados e os sacerdotes escreviam os textos sagrados. O tamanho médio dos objetos varia entre estatuetas de divindades, como o amuleto da deusa Ísis  (664-332 a.C.), de  7,7 cm, à maior peça da exposição, a estátua de Sekmeht (1390-1353 a.C.).uma deusa solar, representada com a cabeça de uma leoa, que – já não tão suave – praticava a guerra e a vingança, encarregada por Rá de castigar a humanidade por sua desobediência aos deuses.

3lir6a9TOHbNO3yCpGQglvDmynS5JjDT93UGAC3cVTpMtdNPgqFRyr7tCSwyuVgrdszeLxdn25v9TcpW 5l0RdSV75e5Gj99YNb3Hlff01lvq xGl BLDBKEJ1 DM Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

Gatos, cães e falcões eram outros animais ligados aos ritos religiosos, sendo, inclusive mumificados, além de representados como divindades e assim registrados em suas estátuas e desenhos.

Repleta de sarcófagos e com peças de múmias, a terceira seção da mostra ilustra como os egípcios já cultivavam a ideia de vida eterna e a preservação do que julgavam continuar vivo após a morte. Marini explica que eles não eram os únicos a praticar cultos de sepultamento na Antiguidade, pois o mesmo ocorria nas civilizações da Mesopotâmia (onde hoje fica o Iraque), mas “estas não tinham como mumificar os corpos devido à maior umidade da região”, a qual favorece o desenvolvimento das bactérias que comiam os cadáveres. 

A mumificação era tratada como uma proteção do corpo para continuar a vida após a morte. Os órgãos eram retirados, tratados e guardados em vasos especiais, pois os egípcios acreditam que precisavam preservá-los para assegurar a vida eterna. Somente o cérebro era descartado. Já o coração, a “casa da alma”, era recolocado na múmia. 

Vesti azul

Entre paredes azuis, a Eternidade é representada pela noite, quando, de acordos com os ritos egípcios, a deusa Nut engolia o Sol. O azul também é a cor do lápis-lazúli, mineral precioso valorizado pelos egípcios e que tem lugar da história da perenidade do aspecto das obras expostas. Na contramão da escuridão noturna, diversas placas de pedras e, especialmente, sarcófagfos permanecem coloridos depois de dois a seis milênios.

zTS0Gw NJzFm7HmqYDgi0a5JTiSmqrCroXD4COYLwNuY7ayBdu4 MULvKqPnAS4hz93A4orUJ09MZ1Z F1vr8vOB5jd Q42Dud8WdFdvY8vEsKKlnsS1FEsCMtYzYDkhS1yg6GAG Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

A preservação das colorações é uma atração em si na exposição sobre o Egito. Curiosamente, ela se deve em boa parte ao fato de que, na maior parte do período coberto pela exposição, ainda não havia recursos como a tinta a óleo, cujo registro mais antigo data em torno de 650 a.C.. “Eles usavam minerais, como pedras, e areias de diferentes colorações”, explica Paolo Marini. Depois de descobertos nas escavações, sarcófagos, placas e objetos levados para museus como o de Turim passaram por processos com aplicação de componentes químicos que ajudam a conservar sua coloração, mas “nenhuma pintura adicional”, como ressalta o curador.

lIuI8Tp22eN0k6 eKm23pCAPT63cLZJacwRlpCm6rWpvhfge0lSYefkQhyN JTWFE19SNJfaX P6mW3JFy2IkoURLGeE9epgE8SHhoz0ud2AjL8z7jv7pQzbshyX9eE6GPOh2G8J Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo
Fotos: João Pequeno


EGITO ANTIGO – DO COTIDIANO À ETERNIDADE

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro (em frente à Candelária). Tel.: 3808-2000. Deste sábado, 12 de outubro, a 27 de janeiro de 2020. De quarta a segunda, das 9h às 21h. Entrada gratuita.

+Mais

Eventos

Gamboa de Portos Abertos 

No espírito do que já ocorre em Santa Teresa – e com nome espertamente adaptado em trocadilho –, a Gamboa abre, e todo este fim de semana, a segunda edição seu festival aberto de artes, com homenagem especial ao escritor Machado de Assis.

Além dos artistas abrindo seus ateliês à visitação, haverá programações especiais nos espaços culturais, por todo o bairro, em um total de 24 locais, entre pontos como o AquaRio e o Hospital dos Servidores.

68RHu1hfHS N 3 FtFuO6A9yTQqLtjVAAGRzl56NsGjI ly0uJe7c7dWmt5LqTzTe38zCFjYmzueIBmNHSShYkHzV R0BBSJEQtKoSXo4F66vnea64BDsqwF1e4dsyv33QZE43D7 Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

O festival circuito gastronômico e apresentações musicais e de outras expressões culturais, em bares, livrarias e espaços públicos, como a tradicional Praça Coronel Assunção – mais conhecida como Praça da Harmonia), onde, às 16h40 do domingo (13), o professor Alcmeno Bastos comanda roda de conversa “Machado, a polca, o sucesso e a dor do artista”.

A Praça da Harmonia, nos traços e cores de Fernando Mendonça (Reprodução/Facebook)

O escritor também é lembrado em outras apresentações, como a montagem teatral de seu conto  “O Alienista” com Gustavo Ottoni, às 22h de sexta (11), na Casa Lilith (Rua Pedro Ernesto, 52, loja. Tel.: 97299-4688). Ao todo, são mais de cem atrações, que a  produção disponibiliza em programação completa, com mapa e tudo.

Arte Core 

Nos jardins do MAM (Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro, altura do Castelo), a edição 2019 do festival de multiplicidades artísticas e até esportivas acontece durante os dias quase inteiros de sábado (12) e domingo (13), sempre das 10h às 23h, indo da exibição de artes plásticas e feira de moda a barracas e gastronomia e rodas de conservas.

Diversas exposições acontecem de forma paralela e a tradicional Cinemateca do MAM participa, com uma programação acoplada ao Arte Core, sempre ambientado com o som selecionado por DJs de peso, como BNegão, no sábado, Marcello MBGroove, Tata Ogan e Marcelinho da Lua – no domingo.O diferencial, porém, está no skate, do qual o local é um considerável point alternativo à Praça 15, e que terá o Campeonato de Manobras Britney’s Crew, nas categorias masculina e feminina, entre 16h e 17h de sábado e domingo.
(Eventos gratuitos, bons para economizar após o Rock in Rio!)

Música

Jazzmeia Horn

Uma das maiores revelações do jazz atual, a cantora de 27 anos, natural de Dallas e radicada em nova York, faz sua estreia brasileira em grande estilo no Theatro Municipal, com músicas dos álbuns “Social Call” (2017) e “Love and Liberation” (2019), como “Legs and Arms” e “I Remember You”, além de versões para sucessos de Stevie Wonder e outros compositores do r’n’b americano.

Theatro Municipal. Praça Floriano s/n°, Cinelândia. Tel.: 2332-9191. Sexta (11), às 20h. Ingressos de R$ 40 a R$ 180. Capacidade: 2.236 espectadores.

cVgr45VqX3TCAU7TQfeH9IZKVj HKjfGM6muNHK1Q2QU4ACDnQbP99EuhnECrKICNvFgDjS6yNxWossGEEs N QdfBOgRgtC96dsEFLqtyxWfrhmrYCJxM1niXEkIie8N09r Kr Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

Martinho da Vila

Com participações  da filha Maíra Freitas (voz/piano) e do acordeonista Kiko Horta, o sambista perfila sucessos com “Ex-amor”, “Devagar, Devagarinho”, “Disritmia”, “Madalena”, “Canta, Canta, Minha Gente” e o samba-enredo “Festa no Arraiá”, com o qual a Vila Isabel foi campeã do carnaval. Martinho é acompanhado pela banda Família Musical:  Juliana Ferreira (vocais), Wanderson Martins (cavaquinho), Cláudio Jorge (violão), Ivan Machado (baixo), Victor Neto (sopros), Paulinho Black (bateria), Marcelinho Moreira, Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo (percussões).

Vivo Rio. Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro, altura do Castelo. Tel.: 2272-2901. Sábado (12), às 21h (abertura da casa às 19h). Ingressos entre R$ 45 e R$ 200.

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Sob regência de Tobias Volkmann, os músicos homenageiam o Dia das Crianças com “A Onça, Os Guinés e os Cachorros”, de Clovis Pereira e Cussy de Almeida, sobre texto de Ariano Suassuna; “Abertura em Ré maior”, do padre José Maurício Nunes Garcia; e o “Concerto para piano nº21, de Mozart. 

Sala Cecilia Meireles. Largo da Lapa, 47. Tel.: 2332-9223. Sábado (12), às 16h. 

Marcelinho Moreira

Depois de tocar com Martinho de Vila no sábado, o músico solta a voz já na tarde de domingo (13), mostrando seu lado autoral entre a Lapa e a Glória, em canções como  “Nunca Mais Vou Jurar”’, gravada com Zeca e Arlindo, e “Rumo ao Infinito”, gravada por Maria Rita, além de parcerias com o próprio Martinho, como “Filosofia de Vida” e “Samba sem Letra”.

Beco do Rato. Rua Joaquim Silva, 11, Lapa. Tel: 2508-5600. Domingo (13), a partir das 13h. Ingresso: R$ 25 / R$ 40 (com feijoada).

Teatro

Nelson Rodrigues por ele mesmo

Comemorando seus 90 anos de idade, Fernanda Montenegro apresenta a versão adaptada e dirigida por ela no teatro para leitura “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, livro homônimo de Sônia Rodrigues, escritora e filha do maior dramaturgo brasileiro.

Sesc Ginástico. Av. Graça Aranha, 187, Castelo. Tel.: 4020-2101. Domingo (13), às 19h. Entrada: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia).

Folhas de vidro

No texto de Philip Ridley, com direção de Michel Blois e Alexandre Varella, membros de uma família tentam dar sentido a suas vidas após morte de seu patriarca, cujas lembranças os atormentam.

Teatro Poeira. Rua São João Batista 108, Botafogo. Tel.: 2537-8053. Quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 19h. Entrada R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia). Até 3 de novembro.

Mojo Mickybo

Diego Morais dirige a peça de Owen McCafferty, em que Pedro Henrique Lopes e Cirillo Luna interpretam dois meninos que, pertencendo a lados opostos de uma cidade dividida vivem uma amizade improvável. 

Teatro XP Investimentos. Jockey Club. Av. Bartolomeu Mitre 1.110, Gávea. Tel.: 3807-1110. Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Entrada: R$ 70 (inteira) / R$ 35 (meia). Até 27 de outubro.

Quando as pessoas andam em círculos

Gustavo Bicalho assina o texto, com Daniel Belmonte, e dirige, com Henrique Gonçalves, a peça da Artesanal Cia. de Teatro abordando as histórias de jovens que, durante uma festa, precisam enfrentar questões pessoais. Com Bruno Jablonski, Cirio Acioli, Gabriel Rochlin e outros.

CCBB. Rua Primeiro de Março 66, Centro (em frente à Candelária). Tel.: 3808-2020. Quinta a segunda, às 19h30. Entrada: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia). Até 25 de novembro.

Cinema

Filmes que estrearam nesta semana:

Projeto Gemini

10 de outubro de 2019 / 1h 57min / Ação, Ficção científica

Com Clive Owen e Mary Elizabeth Winstead, no elenco, o novo thriller de ficção científica dirigido por Ang Lee traz a decadência do melhor assassino do mundo, vivido por Will Smith. Velho e menos confiável, ele passa a ser o alvo, quando seus chefes decidem eliminá-lo, criando um clone mais forte e jovem, que tem a missão de matá-lo.

Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

O Pintassilgo

10 de outubro de 2019 / 2h 30min / Drama

A vida de  Theodore Decker (Oakes Fegley) sofre uma reviravolta a partir de um atentado terrorista no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, no qual sua mãe é morta e ele acaba levando consigo um anel com o brasão de sua família e o quadro “O Pintassilgo”, que estava em exposição. Com Nicole Kidman e direção de John Crowley.

Morto Não Fala

Daniel de Oliveira é Stênio, plantonista de um necrotério que possui o dom de se comunicar com os mortos, até que, em uma das conversas, o cadáver revela segredos sobre a própria vida dele.

A Princesa de Elymia

Animação com a história de Zoé, uma menina de dez anos, cuja vida muda quando ela encontra o portal para o Reino de Elymia, na Pedra da Gávea, e precisa aprender a usar a magia para derrotar bruxos, dragões e monstros.

Amor Assombrado

10 de outubro de 2019 / 1h 31min / Drama

A escritora Ana Clara (Vanessa Gerbelli) vive em conflito com seus próprios contos, que eles se misturam com sua vida real, da adolescência à idade adulta. 

Em Guerra

Liderados por seu porta-voz Laurent Amedeo (Vincent Lindon), os 1,1 mil empregados de uma fábrica se revoltam quando seus donos resolvem fechá-la totalmente, descumprindo um acordo feito dois anos antes.

Greta (Brasil, 2019)

Enfermeiro de 70 anos, Pedro (Marco Nanini) sequestra Jean (Démick Lopes), paciente recém-chegado ao hospital público onde trabalha, em Fortaleza. Ele o abriga em sua casa, a fim de abrir uma vaga para receber sua melhor amiga, Daniela (Denise Weinberg), artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Direção de Armando Praça.

Luna (Brasil, 2019)

Luna (Eduarda Fernandes) e Emília (Ana Clara Ligeiro) se conhecem no primeiro dia de aula do último ano do colégio e se tornam grandes amigas, até que uma foto íntima da primeira é vazada nas redes sociais. 

(Locais e ingressos online em links nos nomes de cada filme)

Exposições

Darwin: Origens e Evolução

Estreia nesta sexta (30), com 295 peças que vão de acervos históricos a obras de arte atuais, mostrando a trajetória do naturalista inglês Charles Darwin até a Teoria da Evolução das Espécies, incluindo sua passagem pelo Brasil, em 1832. Museu do Meio Ambiente. Rua Jardim Botânico, 1008. De terça a domingo das 10 às 18 horas (com entrada até as 17 horas). Até 30 de outubro. 

kgQhY 9sbIIRdRs9FCbB1PmcNE3nQdd11v67xl9DF2vwQs Qx387CcACoBWuiCbsHuPMhDEf3VfQSU KWTtfQXfpzS nW 63gSWA78QW3QI8zoK5XBWoBiVHp 9BMkaTfNlKwLeS Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo

(Divulgação)

Ai Weiwei – Raiz

Uma imensa instalação com mil bicicletas em frente ao cultural dá as boas vindas à exposição do chinês, que inclui uma imersão pela cultura brasileira em seu método de trabalho. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro (em frente à Candelária). Tel.: 3808-2020. Até 4 de novembro, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

Diversas

Animais coloridos, lendo livros, são o mote da mostra que Augusto Herkenhoff expõe até 12 de novembro no espaço Zagut (Shopping Cassino Atlântico. Av. Atlântica, 4240, loja 315, Copacabana-Posto 6). Tel.: 2235-5946. Das 10h às 13h e das 14h às 18h, de segunda a sexta. Sábado, das 10h às 13h. Até 12 de novembro.

Carlos Vergara – Prospectiva

Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo (altura do Castelo). Tel.: 3883-5630. Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Até 12 de janeiro de 2020. Entrada: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia). Grátis às quartas-feiras.

Zanine 100 anos – Forma e Resistência

Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo (altura do Castelo). Tel.: 3883-5630. Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Até 17 de novembro. Entrada: R$ 14 (inteira) / R$ 7 (meia). Grátis às quartas-feiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio das Artes: CCBB percorre as luzes do Egito antigo
Jornalista especializado em versatilidade desde 1998, de polícia a política, já cobriu das eleições de 2010 à recessão econômica de 2015/2016. Colabora com o canal Rio das Artes, divulgador de cultura e entretenimento na Cidade Maravilhosa.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui