CCBB Rio de Janeiro realiza ampla restauração no histórico piso de mármore

Projeto também inclui recuperação da fachada e celebra os 35 anos do centro cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio), a instituição cultural mais visitada do Brasil, está passando por um processo de revitalização significativo. Entre as principais intervenções está a restauração completa do histórico piso de mármore, composto por Mármore Carrara, de origem italiana, e Calcário Lioz, um clássico da arquitetura luso-brasileira.

Com mais de 1,2 milhão de visitantes em 2024, o desgaste natural causado pelo fluxo intenso de pessoas tornou indispensável o reparo do piso, que é uma peça central da beleza e da funcionalidade do prédio.

Restauro técnico e preservação histórica

A restauração, que começou em setembro de 2024, utiliza uma técnica minimamente invasiva para preservar as características originais do projeto arquitetônico de Joaquim Bethencourt da Silva. Segundo a restauradora Elaine Chagas, o método adotado é comparado a um procedimento odontológico:

“É como uma obturação feita por um dentista. Preenchemos as lacunas do mármore e, em seguida, aplicamos uma camada de cera para proteger o piso”, explica Elaine.

O processo envolve:

  • Limpeza profunda.
  • Aplicação de resina para preencher lacunas.
  • Lixamento para corrigir imperfeições.
  • Substituição de cerca de 70 placas que não podem ser reparadas.

A entrega do hall de entrada está prevista para fevereiro de 2025, enquanto a conclusão total da restauração do piso deve ocorrer até julho.

Fachada e janelas também em restauração

Além do piso, a fachada do CCBB, um dos ícones arquitetônicos do Rio de Janeiro, também está sendo restaurada. A obra inclui a recuperação de mais de 200 janelas e deve ser concluída em 2026.

Para Sueli Voltarelli, gerente geral do CCBB Rio, o projeto reforça o compromisso com a preservação do patrimônio cultural. “O prédio do CCBB RJ é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, e sua preservação é um compromisso do Banco do Brasil com todos os cariocas. A restauração vai garantir que ele continue recebendo visitantes, produções e artistas por gerações”, afirmou.

Exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”

Os visitantes podem aprender mais sobre a arquitetura e história do CCBB na exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”, prorrogada até 7 de abril. A mostra explora a importância arquitetônica e histórica do edifício, que está localizado no coração do centro histórico do Rio de Janeiro.

Além disso, o catálogo da exposição, com textos inéditos, e um tour virtual estão disponíveis no site bb.com.br/cultura.

Serviço – CCBB Rio de Janeiro

  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
  • Exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”: até 7 de abril de 2025.
  • Mais informações: bb.com.br/cultura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui