CCBB Rio recebe festival internacional de filmes sobre deficiência a partir desta quarta-feira

Festival ''Assim Vivemos'' tem início nesta quarta (22/09) com programação presencial disponível até 04/10; haverá também sessões on-line, até 11/10

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do CCBB Rio
Fachada do CCBB Rio - Foto: Reprodução/Google Maps

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro recebe, a partir desta quarta-feira (22/09), a 10ª edição do ”Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”, um dos mais importantes eventos de cinema relacionados ao referido tema em território nacional. Até o próximo dia 11/10, serão apresentadas 29 produções, divididas entre curtas, médias e longas-metragens, além de 4 debates virtuais.

Esta edição traz obras do Brasil (7), Estados Unidos (5), Rússia (5), Espanha (2), Argentina (1), Austrália (1), Canadá (1), Cazaquistão (1), Costa Rica (1), Holanda (1), Irã (1), Israel (1), Itália (1) e Reino Unido (1). As produções contam histórias de personagens que buscam a realização de seus sonhos; que exigem serem ouvidas pela comunidade; e que se expressam através da arte ou compartilham trajetórias de luta por seus direitos. Além disso, temas como educação inclusiva, sexualidade e esporte também são abordados.

”É com muita alegria que chegamos a 10ª edição desse festival tão importante que acompanha as conquistas, lutas, perdas e ganhos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas. O ‘Assim Vivemos’ é um evento transformador, que sempre ofereceu o espaço de fala para que as próprias pessoas com deficiência contem suas histórias, através dos filmes e debates. Estamos preparando uma edição linda e, dessa vez, com os debates e parte dos filmes também disponibilizados de forma on-line, ampliando, assim, o acesso de todos”, diz Graciela Pozzobon, diretora do festival.

Sessões presenciais e virtuais

O público poderá participar do ”Assim Vivemos” de duas formas: na sala de cinema do CCBB Rio ou acessando virtualmente parte da programação. Reaberto desde setembro do ano passado e seguindo as normas sanitárias, o centro cultural está preparado para receber a todos com segurança. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria no mesmo dia de exibição ou no site ”Eventim”.

Advertisement

Desta quarta até 04/10, o CCBB Rio recebe as sessões presenciais. Já as virtuais serão disponibilizadas aos poucos. A cada semana, estarão no site do festival filmes relacionados aos debates semanais e, na última semana, uma sessão extra.

Os 29 filmes do ”Assim Vivemos” estão divididos em 12 programas com duração entre 57 e 94 minutos. Por dia, serão oferecidas 3 sessões presenciais com toda a programação e, no site do festival, serão disponibiliz

adas 9 produções, sendo 7 relacionadas aos temas debatidos: ”A Força da Arte”, ”Educação para Todos”, ”Parceria Colaborativa” e ”Em Busca de uma Voz”. Participam das discussões pessoas com deficiência e especialistas. O link para participar será disponibilizado no site oficial do festival no dia do encontro.

Vale ressaltar que os filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em Libras. Os debates ao vivo terão interpretação em Libras e serão disponibilizados gratuitamente através do site, assim como o catálogo digital do festival com informações, sinopses dos filmes e programação completa.

Paco do Ouvidor CCBB Rio recebe festival internacional de filmes sobre deficiência a partir desta quarta-feira
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

SERVIÇO

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência

  • Período: 22 de setembro a 11 de outubro de 2021 (sessões presenciais somente até 04/10)
  • Dias e Horários: Domingo, segunda e quarta, das 09h às 19h | Quinta, sexta e sábado, das 09h às 20h
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Cinema I
  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
  • Ingressos Antecipados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB Rio recebe festival internacional de filmes sobre deficiência a partir desta quarta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CCBB Rio recebe festival internacional de filmes sobre deficiência a partir desta quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui