Foto: Divulgação

A CCR Barcas promove, até o dia 30/08, a exposição de uma Refuguee Housing Unit (Unidade de Habitação para Refugiados). A mostra levanta o debate sobre à resistência e à força de todos os refugiados do mundo, e convida o expectador para uma reflexão sobre o modo de vida dessas pessoas. O Espaço Cultural CCR Barcas, abriga a obra na área de pré-embarque da Estação Praça XV.

A estrutura, que poderá ser visitada pelos passageiros do transporte aquaviário de forma gratuita, foi desenvolvida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), órgão das Nações Unidas criado em 14 de dezembro de 1950 com a missão de dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

No interior da casa, os visitantes podem ter uma ambientação real de como elas ficam ocupadas em campos de refugiados, com a cama de campanha, roupas, malas, sacolas, fogaréus, etc.

A produção das unidades de habitação para refugiados começou em 2015, após testes laboratoriais e de campo em diversas condições climáticas. O equipamento é composto por vários elementos básicos, incluindo uma armação de aço leve, painéis de teto e parede, portas e janelas, revestimento de piso, sistema de energia solar (lâmpada e carregador de telefone) e um inovador sistema de ancoragem.

De acordo com dados do ACNUR, atualmente, 85% estão em países em desenvolvimento, tentando reconstruir suas vidas, sendo que o número de refugiados cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos: já são 25,4 milhões em todo o mundo, mais da metade deles, crianças. 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui