Cedae avança na conclusão de obras em Japeri, na Baixada Fluminense

O novo sistema contará com mais tecnologia para o tratamento da água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

As obras do novo sistema de abastecimento em Japeri, na Baixada Fluminense, seguem avançando. De acordo com a Cedae, sua conclusão está prevista para este mês, abril, e o empreendimento irá beneficiar cerca de 98 mil pessoas nos bairros de Nova Belém, Chacrinha, Grota, Engenheiro Pedreira, Rio D’Ouro, Jardim Marajoara e Pedra Lisa. O pacote recebeu o investimento de mais de R$ 23 milhões, aplicados em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras.

As obras do sistema consistem na construção de nova Estação de Tratamento de Água (ETA), com vazão de 150 litros por segundo (l/s), e na instalação de elevatória de água tratada – responsável pelo bombeamento de água da estação até os reservatórios. Outras intervenções incluem a implantação de adutora de 947 metros, além de 2,1 quilômetros de redes de abastecimento para atender a região.

A ETA Japeri vai operar de forma automatizada. A tecnologia será capaz de monitorar, em tempo real, as etapas do tratamento de água. Os dados serão controlados on-line pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) da ETA.

O sistema de automação oferecerá informações sobre as vazões e pressões, além de possibilitar que o técnico acione válvulas, comportas e motores remotamente. Por meio de telas gráficas, o software vai mostrar as leituras e os parâmetros das atividades da estação, permitindo o acompanhamento frequente das estruturas.

Advertisement

A ETA Japeri será a segunda estação automatizada da Cedae – a primeira é a ETA Campos Elíseos, em Duque de Caxias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae avança na conclusão de obras em Japeri, na Baixada Fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui