Cedae garante que água distribuída no Rio é potável

Análises mostraram traços de geosmina em níveis muito baixos. A Cedae afirma que a água tratada em Guandu atende aos parâmetros do Ministério da Saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio da Cedae no Centro do Rio - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (28/01), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) divulgou uma nota falando sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro. Segundo a nota, a água tratada pela estação de tratamento do Guandu, que abastece grande parte da região metropolitana, está potável, apesar da presença de geosmina.ebc Cedae garante que água distribuída no Rio é potávelebc Cedae garante que água distribuída no Rio é potável

De acordo com a empresa, análises mostraram traços de geosmina em níveis muito baixos, o que explica alterações no gosto e odor. Mesmo assim, a Cedae afirma que a água tratada em Guandu atende aos parâmetros do Ministério da Saúde.

O aumento da dosagem de carvão ativado utilizado de forma contínua na entrada da estação atua na remoção da geosmina/Mib. A Cedae também monitora a quantidade e espécies de algas na lagoa e aplica a argila ionicamente modificada com o objetivo de diminuir a proliferação das algas no local“, diz a nota.

Além da adoção desses protocolos, a nota afirma também que a Companhia solicitou aos laboratórios a redução do prazo no envio dos resultados de concentração de geosmina, o que confere mais agilidade na operação de controle de qualidade.

Advertisement

Nesta quinta, a Cedae já havia informado que encontrou geosmina no Sistema Guandu, mas com concentração significativamente menor que há 1 ano, no início de 2020, quando o Rio foi fortemente afetado pela alteração na água. Na última semana, moradores de diversos bairros do Rio e da Baixada Fluminense relataram que sentiram gosto e cheiro ruins na água.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae garante que água distribuída no Rio é potável
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa que a CEDAE não informa – e nenhum órgão vai atrás para procurar saber – é o PH da água fornecida. Certamente, para esconder as impurezas, o PH deve ser extremamente ácido.

    E não há nenhum filtro, mesmo desses mais moderninhos, eletrônicos, que mude.

    O consumo dessa água ácida traz prejuízos à saúde. Se mesmo algumas marcas de água engarrafadas tem acidez indesejada, por conta das suas fontes não serem de alta qualidade. Imagina da CEDAE…

  2. NÃO ACREDITO NA CEDAE. PRECISAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA QUE O RIO DE JANEIRO VENHA A NOS RESSARCIR DO GASTO SEMANAL QUE TEMOS COM ÁGUA COMPRADA NOS SUPERMERCADOS OU O PREFEITO DEVE EXIGIR DA CEDAE ÁGUA TRATADA OU PAGUE NOSSA CONTA DE ÁGUA. GOVERNADOR, UM POUCO DE VERGONHA NA CARA LHE CAIRIA MUITO BEM.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui