A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) instalará macromedidores nas represas São Pedro e Rio D’Ouro, em Nova Iguaçu, com o objetivo de melhorar o controle e a gestão do Sistema Acari.
Interrupção no abastecimento:
Para realizar a instalação dos equipamentos, a Cedae precisará interromper a produção de água nas represas, nos seguintes dias e horários:
- Represa São Pedro: quinta-feira (12/12), das 6h às 18h.
- Represa Rio D’Ouro: terça-feira (17/12), das 6h às 18h.
Macromedidores:
Os macromedidores são equipamentos semelhantes a hidrômetros, mas de grande porte, que permitem medir grandes volumes de água. Com a instalação desses equipamentos, a Cedae poderá:
- Ter maior controle sobre as perdas de água.
- Quantificar o volume total de água transportado pela rede.
- Melhorar a gestão do Sistema Acari.
Retorno do abastecimento:
A previsão é que as represas voltem a operar logo após a conclusão dos serviços de instalação dos macromedidores.
Comunicação à concessionária:
A Cedae informou que a concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água na região, foi comunicada sobre a interrupção no abastecimento.
O Sistema Acari da CEDAE é responsável pelo abastecimento de água em diversas regiões da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. Ele capta água de cinco unidades na Serra do Tinguá: São Pedro, Rio d’Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira, localizadas nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
As cidades atendidas pelo Sistema Acari incluem:
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Rio de Janeiro
- São João de Meriti
No município do Rio de Janeiro, os bairros atendidos pelo Sistema Acari são:
- Acari
- Pavuna
- Parque Columbia
- Costa Barros
É importante destacar que o Sistema Acari opera em conjunto com os sistemas Guandu e Lajes, formando um único sistema interligado que contribui para o abastecimento dessas regiões.