Cedae irá interromper fornecimento de água

Por conta de operação, pode haver desabastecimento entre 18h e 19h deste sábado até as 5h da manhã deste domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na noite deste sábado (06/02), a Cedae irá realizar operação nas comportas do Rio Guandu, de acordo com o plano de contingência. O protocolo operacional será adotado, manobrando as barragens da captação e interrompendo as atividades da ETA Guandu. Por isso, pode haver desabastecimento entre 18h e 19h deste sábado até as 5h da manhã deste domingo (07/02), de maneira preventiva. 

A ação consiste na abertura das comportas (impedindo a entrada de água na ETA) para o escoamento com maior volume e velocidade, renovando parcialmente a água da lagoa.

Embora as concentrações de geosmina/Mib na água tratada estejam baixas, a quantidade de algas na lagoa próxima à estação de tratamento vem crescendo nos últimos dias. O objetivo da operação é evitar o aumento do número de algas e, consequentemente, reduzir a possibilidade de ocorrência de geosmina/Mib no local.

Três fatores levam à proliferação de algas nos mananciais: água parada, presença de nutrientes e luz solar. O fenômeno ocorre com maior frequência no verão, exigindo medidas preventivas para manutenção da qualidade da água que sai das estações de tratamento.

Advertisement

Além disso, mesmo com a baixa concentração de geosmina/Mib na água, as pessoas têm recebido água com gosto e cheiro alterados em diversos bairros do Rio de Janeiro.

Os imóveis que têm sistema interno de reserva não devem sofrer desabastecimento. Em áreas de extremidade das redes e em cotas elevadas, o abastecimento pode levar até 48h para ser normalizado. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade.

A Cedae pede que clientes que possuam sistemas de reserva usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae irá interromper fornecimento de água
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Sou de campo grande RJ, não temos água corretamente vários meses, ficamos dias sem o fornecimento, e moramos 15minutos do comércio.
    Um absurdo, quando a conta vem cobram o mês todo, e o pior além do que gastamos.
    Está CEDAE deve ter uma séria auditoria fiscal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui