Cedae irá remover resíduos do Rio Guandu nas proximidades da captação de água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Brenno Carvalho

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informou que iniciou nesta semana uma ação para melhorar o sistema operacional da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu. 

Segundo a companhia, embarcações estão operando diariamente nas proximidades da captação de água da estação no Rio Guandu para realizar a remoção mecanizada de resíduos sólidos e macrófitas (plantas flutuantes).

De acordo com a Ceade, estes materiais chegam à captação da ETA Guandu e são contidos por barragem flutuante e grades para que não cheguem à ETA. A barragem e as grades são limpas regularmente por técnicos da Companhia, no entanto as estruturas ficam sobrecarregadas com a chegada de resíduos e plantas aquáticas. Com a redução do material que adere às estruturas da captação, a Companhia vai dar maior segurança operacional à estação, agilizando a manutenção e limpeza da unidade.

A empresa comunicou que além desta medida, a ETA Guandu vem passando por uma série de melhorias operacionais e por processo de modernização de seus equipamentos, para garantir a qualidade da água produzida. A companhia iniciou este ano programa de investimentos de R$ 700 milhões na modernização da estação até 2022, sendo R$ 120 milhões até o fim de 2020.

Advertisement

Entre as melhorias que serão iniciadas ainda este ano estão a modernização dos filtros da estação com implantação de camada de carvão antracitoso, recuperação de todos os agitadores mecânicos dos floculadores da estação, implantação definitiva de sistema de aplicação de carvão ativado, melhoria do processo de remoção de lodo de três decantadores, substituição de válvulas de processo, reformulação do centro de controle operacional e de seu sistema de monitoramento. Parte dos projetos já se encontra em fase de licitação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae irá remover resíduos do Rio Guandu nas proximidades da captação de água
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Compro água mineral até hoje. Não houve nenhum tipo de ressarcimento por parte da CEDAE pelo pagamento de água contaminada. Até quando vamos continuar pagando contas de consumo de água de qualidade suspeita?

  2. Isso é uma vergonha!!!!! Até hoje sou obrigada a comprar água mineral. Não houve nenhum tipo de ressarcimento até hoje pela CEDAE. Até quando pagaremos por água contaminada?!

  3. A notícia é boa, mas como é que a CEDAE vai remover as 57 mil piscinas olímpicas de esgoto que são despejadas diariamente nas águas que vão para a estação de tratamento? Até agora não falam quando irão melhorar o tratamento de resíduos, ou seja, ninguém falou quando a CEDAE vai aumentar a funcionalidade do número de estações de tratamento de esgoto já existentes e quando irão construir outras novas estações, já que as que estão em funcionamento são poucas e não dão conta de tratar todo o esgoto que todos os dias, há mais de sessenta anos, é jogado nas águas que a população do Rio de Janeiro consome. A tarifa cobrada mensalmente pela Cedae é exorbitante, mais que dobrou o valor em um ano, mas os políticos e as classes dominantes só falam em privatização da “Companhia” para aumentar ainda mais as tarifas no futuro. O ruim para o povaréu é que a CEDAE já vai ser privatizada, por conta de empréstimos feitos e as tarifas vão aumentar ainda mais e há uma correria muito grande para privatizar a CEDAE antes do final do ano.
    “Quando o ser humano não tem compromisso com a verdade, quando não tem pudor, demonstra decadência moral”.

  4. A notícia é boa, mas como é que a CEDAE vai remover as 57 mil piscinas olímpicas de esgoto que são despejadas diariamente nas águas que vão para a estação de tratamento? Até agora não falam quando irão melhorar o tratamento de resíduos, ou seja, ninguém falou quando a CEDAE vai aumentar a funcionalidade do número de estações de tratamento de esgoto já existentes e quando irão construir outras novas estações, já que as que estão em funcionamento são poucas e não dão conta de tratar todo o esgoto que todos os dias, há mais de sessenta anos, é jogado nas águas que a população do Rio de Janeiro consome. A tarifa cobrada mensalmente pela Cedae é exorbitante, mais que dobrou o valor em um ano, mas os políticos e as classes dominantes só falam em privatização da “Companhia” para aumentar ainda mais as tarifas no futuro. O ruim para o povaréu é que a CEDAE já vai ser privatizada, por conta de empréstimos feitos e as tarifas vão aumentar ainda mais e há uma correria muito grande para privatizar a CEDAE antes do final do ano.

  5. A notícia é boa, mas como é que a CEDAE vai remover as 57 mil piscinas olímpicas de esgoto que são despejadas diariamente nas águas que vão para a estação de tratamento? Até agora não falam quando irão melhorar o tratamento de resíduos, ou seja, ninguém falou quando a CEDAE vai aumentar o número de estações de tatamento de esgoto já existentes e quando irão construir outras novas estações, já que as que estão em funcionamento não dão conta de tratar todo o esgoto que todos os dias, há mais de sessenta anos, é jogado nas águas que a população do Rio de Janeiro consome. A tarifa cobrada mensalmente pela Cedae é exorbitante, mais que dobrou o valor em um ano, mas os políticos e as classes dominantes só falam em privatização da “Companhia” para aumentar ainda mais as tarifas no futuro. O ruim para o povaréu é que a CEDAE já vai ser privatizada, por conta de empréstimos feitos e as tarifas vão aumentar ainda mais e há uma correria muito grande para privatizar a CEDAE antes do final do ano.

  6. Estou esperando o desconto da água de esgoto !!! Mais que justo a CEDAE dá o desconto no meio da pandemia;
    Agora paga esgoto que não é tratado muito sacanagem com o consumidor

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui