Cedae pode ser impedida de cobrar tarifa progressiva aos condomínios baseado no consumo geral

Projeto de lei é do deputado estadual Alexandre Freitas, do partido NOVO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa do prédio-sede da Cedae, no Centro do Rio - Foto: Reprodução/Internet

Foi publicado no Diário Oficial do dia 26/11, projeto de lei nº 3363/2020 do deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO), que prevê a proibição da cobrança progressiva da tarifa de água pela Cedae aos condomínios. Atualmente a medição é feita com base no consume geral e não pelo cálculo de cada unidade consumidora.

De acordo com o texto do projeto, a cobrança deverá ser aferida pelo consumo real constatado pelo medidor. Para fins de aplicação progressiva, o consumo total mensal medido pelo hidrômetro deverá ser dividido pelo número de economias existentes no condomínio. O objetivo é possibilitar que a cobrança seja realizada com base no consumo médio de cada unidade.

O autor do projeto de lei, deputado Alexandre Freitas (NOVO), explica como a proposta de cobrança funcionará se aprovada: “Atualmente, a Cedae aplica a tarifa progressiva sem levar em conta o número de economias (unidades autônomas que compõe um condomínio) quando da aferição do volume total consumido pelo condomínio, considerando as diversas unidades como se um só consumidor fosse, realizando o cálculo da fatura, por óbvio, como se os consumidores fossem dos mais esbanjadores de água, alocando-os na faixa de consumo mais onerosa”.

Este tipo de cobrança já é objeto de diversas ações judiciais no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJ/RJ. Encontra-se em trâmite na justiça estadual, um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), medida judicial em que a decisão final é aplicada em todas as ações que apresentam a mesma discussão jurídica, sobre o tema. Até que a demanda repetitiva seja julgada, as demais ações existentes a respeito do assunto ficam suspensas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae pode ser impedida de cobrar tarifa progressiva aos condomínios baseado no consumo geral
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui