Foto: Reprodução Internet

A Cedae irá realizar, na noite desta quinta-feira (18/03), uma manobra preventiva no Rio Guandu para escoamento de água contaminada com geosmina, devido ao aumento da concentração que vem ocorrendo nos últimos dias. O objetivo é evitar a proliferação de algas responsáveis pela produção da substância.

A operação consiste na abertura das comportas para o escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa. Para realização da medida, será necessário a interrupção das atividades da estação até 5h de sexta-feira (19/03). Após a ação, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.

Além de manter as medidas para reduzir a concentração de geosmina, como a aplicação de carvão ativado, a companhia iniciará o bombeamento de água do Rio Guandu diretamente para a lagoa. A ideia é aumentar a entrada de água e, consequentemente, sua renovação. A instalação da bomba está prevista para ser feita dentro de 10 dias.

A Cedae também solicitou aos laboratórios contratados a redução do prazo no envio dos resultados dos testes de controle de qualidade que são divulgados no site da companhia. De acordo com a concessionária, o edital da obra de proteção da tomada d’água, solução definitiva para o problema, será publicado em até 30 dias.

Nesta quinta-feira (18/03), moradores do Rio voltaram a reclamar do gosto e do mau cheiro da água. Esta é a segunda vez desde o início do ano, que os mesmos problemas acontecem.

Segundo a companhia, foi montado um esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade neste período.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui