Cedae realiza manobra preventiva para escoamento de água contaminada com geosmina

Nesta quinta-feira, moradores do Rio voltaram a reclamar do mau cheio e gosto da água. Haverá interrupção do serviço até as 5h de sexta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa do prédio-sede da Cedae, no Centro do Rio - Foto: Reprodução/Internet

A Cedae irá realizar, na noite desta quinta-feira (18/03), uma manobra preventiva no Rio Guandu para escoamento de água contaminada com geosmina, devido ao aumento da concentração que vem ocorrendo nos últimos dias. O objetivo é evitar a proliferação de algas responsáveis pela produção da substância.

A operação consiste na abertura das comportas para o escoamento com maior volume e velocidade da água da lagoa. Para realização da medida, será necessário a interrupção das atividades da estação até 5h de sexta-feira (19/03). Após a ação, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.

Além de manter as medidas para reduzir a concentração de geosmina, como a aplicação de carvão ativado, a companhia iniciará o bombeamento de água do Rio Guandu diretamente para a lagoa. A ideia é aumentar a entrada de água e, consequentemente, sua renovação. A instalação da bomba está prevista para ser feita dentro de 10 dias.

A Cedae também solicitou aos laboratórios contratados a redução do prazo no envio dos resultados dos testes de controle de qualidade que são divulgados no site da companhia. De acordo com a concessionária, o edital da obra de proteção da tomada d’água, solução definitiva para o problema, será publicado em até 30 dias.

Advertisement

Nesta quinta-feira (18/03), moradores do Rio voltaram a reclamar do gosto e do mau cheiro da água. Esta é a segunda vez desde o início do ano, que os mesmos problemas acontecem.

Segundo a companhia, foi montado um esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais com carros-pipa, caso haja necessidade neste período.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae realiza manobra preventiva para escoamento de água contaminada com geosmina
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui