Cedae terá que fazer reformas emergenciais na Represa do Camorim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Cedae terá que realizar uma série de medidas emergenciais na Represa do Camorim, no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. Como o DIÁRIO DO RIO deu em 1ª mão, a represa do Camorim se encontra com risco estrutural.

A antecipação de tutela foi concedida pelo juiz Marcelo Martins da Silva, da 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, na última terça-feira (28/2). A decisão foi tomada com base na Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, que acusa o Estado do Rio, o Instituto Estadual do Ambiente e a Cedae de omissão na manutenção da estrutura e fiscalização da represa.

 “Os documentos dão conta de que a Represa do Camorim está em péssimas condições de conservação e manutenção. Sabe-se que foram verificados deslizamentos de terra, tombamento de parte do muro de contenção, exposição de encanamento, entre outros problemas estruturais que comprometem a integridade da represa”, afirma o juiz em sua decisão.

 A companhia terá 90 dias para efetuar as mudanças ou pagará multa de R$ 10 mil por dia.

Advertisement

 O magistrado determinou a reconstrução do muro de contenção, a recomposição do solo que foi afetado pela erosão, a elaboração de laudos de avaliação da estabilidade e condições de segurança do restante da barragem e da situação hidráulica e a recolocação de uma tubulação de descarga.

 O juiz também decidiu que a área da Represa do Camorim seja isolada e sua entrada restrita aos funcionários da Cedae, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) e da empresa responsável pela segurança, estabilidade e recomposição da represa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae terá que fazer reformas emergenciais na Represa do Camorim
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui