Celebrando o mês da mulher, Museu de Astronomia organiza o ”Dia das Meninas”

Foto: Divulgação/MAST

Com o pensamento de quebrar paradigmas para ampliar a pouca participação das mulheres nas áreas de Exatas, a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) criou o Dia das Meninas, idealizado para incentivar as jovens a se interessar pelas ciências.

O evento, que está em sua 5ª edição, acontece na próxima quarta-feira (13/03) e conta com uma programação repleta de atrações que contemplam debates com pesquisadoras e atividades práticas de divulgação da ciência.

Foto: Divulgação/MAST

Com o tema Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar participantes sobre a presença feminina nas ciências e suas conquistas. Uma das abordagens propostas foi convidar pesquisadoras de diversas áreas para rodas de conversa, onde elas compartilharão um pouco da sua história e conversarão com o público.

Para maior imersão na temática, também fazem parte da programação oficinas de divulgação da ciência de temáticas diversas. Destaca-se ainda, a presença de estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac como participantes e convidados especiais, representando as sementes de possíveis futuros frutos.

Foto: Divulgação/MAST

A iniciativa é balizada pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento também tem o apoio do Observatório Nacional e da L’Oréal Brasil.

A programação é aberta aos visitantes do MAST. Para participar deste dia tão especial, basta ligar para (21) 3514-5233 e realizar a sua inscrição. São 80 vagas disponíveis para o público.

SERVIÇO

V Dia das Meninas no MAST – Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação

Atividades Para a Edição 2019
Abertura e Mesa-redonda ”Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação”
Local: Auditório do prédio anexo do MAST
Na pauta de debates estarão a trajetória profissional das convidadas bem como seus campos de atuação.

Mesa-Redonda da Manhã
Katia Jasbinschek dos Reis Pinheiro (Observatório Nacional)
Conceição Firmina Seixas Silva (UERJ)
Flávia Pedroza Lima (Planetário da Gávea)

Mesa-Redonda da Tarde
Simone Daflon dos Santos (Observatório Nacional)
Bianca Ferrazzo Naspolini (Instituto Nacional de Tecnologia)
Fabiana Munhóz (Pesquisadora L’Oréal Brasil)

Bate-Papo da Noite
Taysa Bassallo da Silva (MAST)
Cláudia Sá Matos (MAST)
Patrícia Spinelli (MAST)

Atividade – ”Observação do Sol”
Local: Pátio externo do MAST
O Sol é a estrela mais próxima da Terra e um dos astros mais presentes em nossas vidas. Possui um papel importante em todas as culturas. Há registros chineses de observações solares que remontam desde a antiguidade. A partir do século XVI, com a invenção da luneta, Galileu projetou e ampliou a imagem do Sol, o que permitiu um registro periódico e seguro das manchas escuras que apareciam na frente do disco solar. Durante o V Dia das Meninas, as mediadoras do MAST promoverão as atividades de observação do Sol.
O público poderá ver o Sol através do aparato científico e visualizar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias do que aquelas de seu entorno.

Oficina – ”As Cores do Sol”
Local: Pavilhão da Luneta Equatorial 46 cm
O que são as estrelas e do que as estrelas são compostas? Nesta atividade iremos descobrir como a luz das estrelas pode nos revelar sua composição e natureza. Também iremos falar sobre a tese de doutorado mais importante da história da astronomia, escrita pela cientista Cecilia Payne, que estou a composição das estrelas.

Oficina ”Mistério das Caixinhas”
Local: Auditório Prédio Anexo
A proposta desta atividade é abordar as descobertas de diferentes cientistas ao longo da história, tendo como objetivo debater os estereótipos dos personagens da ciência. Para explorar essas personas serão fornecidas informações específicas sobre elas para que seja traçado um perfil. A partir das respostas, provocaremos uma discussão sobre o viés inconsciente.

Oficina – ”Entre Histórias e Barbantes”
Local: Sala de Atividades
A atividade terá inicio com a contextualização das diferenças de gênero na ciência, por meio da narração de histórias sobre três mulheres/meninas cientistas, de áreas e perfis diferentes, mostrando as suas trajetórias pessoais e profissionais. Na sequência, parte-se para a confecção de bonecas com materiais de baixo custo e de fácil acesso. O público poderá soltar a sua imaginação e, ao final da ação, levar a sua boneca cientista para casa. Com os textos sobre essas três cientistas, pretendemos produzir um livreto com as ilustrações dessas mulheres/meninas e com as instruções do passo a passo para a montagem das bonecas. O livreto também seria distribuído aos participantes da oficina, como forma de recordação e divulgação da história dessas mulheres.

Endereço do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST): Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here