Centenário Retiro dos Artistas pode ser tombado pelo Estado do Rio

O retiro, de 1918, já abrigou inúmeros artistas que cultivaram e contribuíram para a cultura do Rio e do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, (12/05), o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) publicou um edital para o tombamento prévio do Retiro dos Artistas. Conhecido também como Casa dos Artistas, o local foi fundado em 1918 e faz parte da história da cidade fluminense. O tombamento definitivo será feito pelo governador Cláudio Castro, o que deve acontecer nos próximos dias. 

Atualmente, o Retiro dos Artistas atende a 52 artistas de todas as áreas, oferecendo aulas de yoga, fisioterapia, tratamento odontológico, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e 5 refeições diárias.

Pela casa já passaram grandes nomes das artes, como Solange Couto, que pode ser vista em O Clone, Cláudio Corrêa e Castro, Sergio Noronha, Paulo Cesar Pereio; a cantora Leny Andrade, que muitas vezes esteve se apresentando no histórico auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na Praça Mauá; e Sérgio Natureza, compositor, parceiro de Tunai, Paulinho da Viola, Lenine e Guinga, entre muitos outros que escreveram um pedaço da história do Rio e do Brasil.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centenário Retiro dos Artistas pode ser tombado pelo Estado do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui