Centro Cultural Banco do Brasil recebe a mostra retrospectiva da japonesa Chiharu Shiota

A transitoriedade dos ciclos da vida, a memória e a experiência pessoal inspiram a obra da artista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Instragram

O centro cultural banco do brasil (CCBB) apresenta entre os dias 13/01 até 19/04, a mostra “Linhas da Vida”. Com curadoria de Tereza de Arruda, a exposição apresenta a transitoriedade dos ciclos da vida, a memória e a própria experiência pessoal que inspiram a obra da artista japonesa Chiharu Shiota, desde o início da sua carreira em 1994 até as instalações inéditas inspiradas no Brasil.

Chiharu Shiota é conhecida, principalmente, por seus trabalhos site specific em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, fazendo uso de suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas. Nascida em Osaka e radicada há 23 anos em Berlim, artista iniciou sua carreira tendo a pintura como principal suporte. No entanto, logo depois, descobriu que o espaço bidimensional era limitado para seu processo criativo e expandiu para as outras linguagens. Linhas da Vida reúne cerca de 70 obras que datam desde o início de sua produção artística aos dias atuais.

A exposição está organizada em cinco núcleos, trata-se de um convite de Shiota para que o visitante reflita sobre a vida, seu propósito, conexões e memória. “Quero unir as pessoas no Brasil, não importando sua origem, status social, formação educacional, nacionalidade ou qualquer outro fator divisor. Como humanos, devemos vir juntos e questionar o nosso propósito na vida e por que aqui estamos”, afirma a artista.

Na mostra, o público vai poder conferir grandes instalações inéditas, como o site specific. A Memória (2019-2021), obra inspirada na diversidade do povo brasileiro, criada em diálogo com a arquitetura clássica do Centro Cultural Banco do Brasil. Suspensa, com 13m de altura e em forma de uma espécie de teia, a instalação é composta por mais de 20 mil folhas de papel em branco e dois mil novelos de lã. É um convite para que o público idealize sua própria história e resguarde sua memória.

Advertisement

No decorrer do período expositivo, o público pode participar de atividades gratuitas no Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação conduzidas por educadores do centro de arte e tecnologia JA.CA, mediante agendamento prévio de forma individual ou em grupos com número limitados de participantes, sempre seguindo as medidas de segurança sanitária. O objetivo é proporcionar aos visitantes um diálogo com algumas das características da obra de Shiota e de questões tangentes aos processos de criação, como espaço, memória e identidade.

Os ingressos devem ser adquiridos no site Eventim. O acesso ao prédio será permitido apenas mediante agendamento pelo site. O horário de funcionamento é de quarta a segunda, das 9h às 18h.

O CCBB explica que a temperatura de todos os visitantes é aferida na entrada. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5º serão orientadas a buscar atendimento médico especializado e a sua entrada no prédio não será permitida. Mais informações podem ser obtidas nas no página do Facebbok e do Instagram.

Serviço:

Linhas da Vida, exposição de Chiharu Shiota

Período expositivo: de 13de janeiro a 19 de abril de 2021

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro 

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Funcionamento: das 9h às 18h, mediante agendamento prévio no site Eventim – www.eventim.com.br

Site: bb.com.br/cultura

Entrada gratuita, mediante a retirada de ingressos na bilheteria

Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Banco do Brasil recebe a mostra retrospectiva da japonesa Chiharu Shiota
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural Banco do Brasil recebe a mostra retrospectiva da japonesa Chiharu Shiota
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui