Centro Cultural Light promove ações para destacar mulheres no meio científico

Comemorações do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência vão durar todo o mês de fevereiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (02/01), o Centro Cultural Light inicia as comemorações do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O conteúdo de oficinas e ações educativas vai ao ar durante o mês de fevereiro em formatos diversos. Entre eles podemos destacar vídeos exclusivos, experimentos inéditos e muita troca de conhecimento entre as educadoras e o público. A programação é gratuita e estará disponível nas redes sociais do espaço: Facebook, Instagram e Youtube.

Desde 2018, o espaço vem destacando a participação das mulheres na ciência, sempre pensando na importância social, política, cultural e humana da data. Mesmo em tempos de isolamento social a data não poderia passar em branco, portanto, as ações serão feitas de um jeito diferente.

As educadoras vão falar de conteúdos inéditos sobre a atuação de mulheres cientistas pelo mundo e vão trazer informações de quem foram essas personalidades e o como elas contribuíram com grandes descobertas e acontecimentos históricos. A ideia é montar um mural criativo com o rosto dessas mulheres e falar sobre a importância delas para a ciência.

Paco do Ouvidor Centro Cultural Light promove ações para destacar mulheres no meio científico
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Nas quintas-feiras, dia de #TBT (Throwback Thursday), a programação será aberta com uma lembrança das atividades que foram realizadas presencialmente no ano passado e nos demais dias vão rolar uma mistura de lembranças dos eventos anteriores e fotos do Acervo Histórico da Light. 

Advertisement

Todas as sextas, as redes sociais do Centro Cultural Light darão espaço para o quadro “Papo de Mina”, que são vídeos que contemplarão reflexões e visam estimular a construção de experiências e jogos.

O espetáculo Quanta Energia, que também faz parte do Programa Educativo Cultural Light, marcará presença na programação especial. Será realizada uma série de quatro vídeos onde a cientista/atriz do espetáculo Quanta Energia será a protagonista, a fim de enaltecer e dar destaque às mulheres em suas principais conquistas.

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos do Centro Cultural Light desde 2018. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Light promove ações para destacar mulheres no meio científico
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural Light promove ações para destacar mulheres no meio científico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui