Centro de Gerenciamento de Riscos em Energia ultrapassa 2 mil atendimentos em um ano

O Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergências em Energia (CGREE) ultrapassou 2 mil atendimentos desde sua criação, garantindo resposta rápida para hospitais, batalhões e UPAs no restabelecimento de energia no RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

O Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergências em Energia (CGREE), iniciativa da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), alcançou a marca de 2 mil atendimentos desde sua criação, em dezembro de 2023. O centro foi criado para mitigar os impactos da falta de energia elétrica, atuando diretamente com concessionárias de energia e serviços públicos essenciais, como hospitais, UPAs e batalhões da Polícia Militar.

“O CGREE é um marco na nossa gestão e reforça o nosso compromisso com a segurança e a eficiência no fornecimento de energia, sobretudo para os serviços essenciais. A atuação ininterrupta do Centro tem sido fundamental para mitigar os impactos causados pela falta de energia e garantir o funcionamento contínuo de serviços que salvam vidas”, destacou o governador Cláudio Castro.

Atuação e impacto

O CGREE opera 24 horas por dia, sete dias por semana, dentro do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar (CICC), na Cidade Nova. Desde sua criação, as principais demandas atendidas foram:

  • Corpo de Bombeiros (CBMERJ): 1.116 ocorrências (50% do total), incluindo unidades próprias e articulações para agilizar o restabelecimento de energia;
  • Polícia Militar: 208 ocorrências (9,32%);
  • Unidades de saúde (hospitais e UPAs): 143 ocorrências (6,41%).

Antes da criação do CGREE, grandes hospitais chegavam a operar por até 48 horas com geradores até a normalização do fornecimento. “Estamos falando de muito mais do que apenas energia. Estamos falando de salvar vidas e garantir mais segurança para todos”, ressaltou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Atuação integrada com concessionárias

O CGREE mantém contato direto com as concessionárias Light, Enel e Energisa, que possuem equipes integradas ao centro para garantir atendimento prioritário às unidades essenciais. O coordenador do CGREE, coronel Alexandre Silveira, reforça que a resposta rápida reduz impactos à população:

“Essa atuação ágil e coordenada em situações de emergência contribui para minimizar os impactos das falhas no fornecimento de energia e assegurar a continuidade de serviços críticos à população, como saúde e segurança pública”, afirma.

Sobre o CGREE

Criado em 15 de dezembro de 2023, o CGREE foi desenvolvido para aprimorar a coordenação e eficiência no setor elétrico, promovendo respostas rápidas a emergências que afetam infraestruturas críticas e serviços essenciais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Centro de Gerenciamento de Riscos em Energia ultrapassa 2 mil atendimentos em um anoddr newsletter Centro de Gerenciamento de Riscos em Energia ultrapassa 2 mil atendimentos em um ano

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui