O Centro de inteligência em Saúde do estado (CIS-RJ) detectou um aumento nos indicadores de covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Os dados registrados nas semanas epidemiológicas SE 29 e SE 33, que englobam o período de 14 de julho a 17 de agosto, apontam um aumento a partir da semana 29 em indicadores como taxa de positividade e crescimento de atendimentos em unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Por conta desse aumento a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, retomou na última terça-feira (27/08) a divulgação do panorama da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro.
A taxa de positividade registrou um aumento de 3% na Semana Epidemiológica (SE) 29, para 8% na SE 33, e teve um pico de 11% na SE 32.
Os atendimentos nas UPAs registraram um aumento de 239 casos na SE 29, subindo para 480 na SE 33. É importante destacar que a elevação nos números também se mantém quando se refere as crianças atendidas com sintomas nas mesmas semanas. Na SE 29, foram 117 atendimentos infantis, enquanto na SE 33 o número chegou a 367 atendimentos.
Vale ressaltar que as vacinas para a covid estão disponíveis para a população em diversos postos de saúde do estado. Em caso de Sintomas de gripe a Secretaria recomenda o uso de máscaras de proteção, e se houver falta de ar, febre, dor de garganta e tosse seca, deve-se procurar a unidade de saúde para buscar atendimento.
É possível consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal através do Painel de Monitoramento da Covid-19.