Centro de Operações Rio aprimora previsão de chuva e alertas de alagamentos e engarrafamentos

O sistema passa a funcionar a partir da próxima semana no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefitura do Rio

O Centro de Operações Rio (COR) está ampliando suas parcerias que irá aprimorar o sistema de previsão de chuvas e envio de alerta de alagamento e engarramentos cidade. As operações passam a valer a partir da próxima semana.

O aprimoramento dos serviços é resultado da parceira com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Estas instituições irão fazer a análise das chuvas na cidade. Além disso, será realizado um levantamento dos dados de chuva do Alerta Rio desde 1997, que serão incorporados a estudos sobre eventos meteorológicos graves.

A cidade ainda terá um supercomputador Santos Dumont, do laboratório nacional, para desenvolver modelos matemáticos de previsão do tempo. Esse equipamento é o mais rápido da América Latina em sua categoria e está no ranking  dos 500  mais  potentes do mundo.

Há também uma parceira com o aplicativo OTT-Brasil (Onde Tem Tiroteio), para o envio de alertas aos usuários sobre emergências como alagamentos ou engarrafamentos. A ideia é garantir que cada vez mais cariocas passem a receber os  avisos  do  COR.  As mensagens serão enviadas de acordo com a geolocalização do cidadão, para garantir  que  cheguem até ele os alertas referentes ao local onde está.

Advertisement

Durante a primeira etapa do projeto, um grupo de trabalho fará  reuniões  quinzenais,  para analisar os principais desafios na previsão do tempo para a cidade. Bruno Ramos, chefe executivo do COR, explica que “a parceria vai nos ajudar a aprimorar as previsões para a cidade e antecipar os avisos sobre tempestades para a população”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações Rio aprimora previsão de chuva e alertas de alagamentos e engarrafamentos
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui