Centro de Operações Rio instala sensor inteligente para monitorar alagamentos no Itanhangá

O local foi escolhido devido ao histórico de registros de alagamentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura

O Centro de Operações Rio (COR), em parceria com a startup NOAH Smart City, disponibilizou no Itanhangá um sensor automático capaz de medir, classificar e divulgar, em tempo real, a altura do nível da água em vias públicas. Chamado de NOAH flood, o equipamento ficará na Estrada do Itanhangá, próximo do Itanhangá Golf Clube. O local foi escolhido devido ao histórico de registros de alagamentos.

Segundo o Alerta Rio, a região está entre os locais onde mais choveu em um período de 24h na cidade, com 335,2mm de precipitação apenas em um só dia, registrados em abril de 2019. Os dados confirmam o histórico de chuva severa e concentrada na região.

O novo chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Bruno Ramos, defende o uso contínuo de soluções inovadoras para minimizar o impacto das chuvas intensas: “Para lidar com alagamentos são necessárias várias frentes de atuação e uma delas é o apoio a tecnologias capazes de captar, processar e informar dados sobre a chuva em tempo real. Velocidade na informação é um fator que pode salvar vidas e evitar maiores prejuízos em dias chuvosos”.

A primeira região da cidade a receber o projeto foi o Catete, na Zona Sul, em 2019. Desde então, este equipamento emite dados para o telão do COR e informa se o acúmulo de água é um bolsão, alagamento ou enchente.

Advertisement

Funcionamento do sensor

Com o objetivo de agilizar ações em dias de chuva forte, o NOAH flood é instalado em regiões com histórico de alagamento. O aparelho é fixado em um poste e fica a 1,5 metro de distância do meio fio. Com uma rede de sensores que mede a altura d’água na superfície, assim que a chuva começa, seu sistema é acionado automaticamente e, em seguida, dispara sinais a cada dois minutos com os níveis de altura da água – inclusive sobre a velocidade de escoamento.

Além disso, dependendo da configuração com que ele for montado, é possível monitorar outras informações como a quantidade de chuva (se transformar em um pluviômetro); a temperatura, umidade e pressão daquela área; a velocidade do vento e até mesmo identificar se há corrente elétrica na água.

Sobre a startup NOAH Smart City

No fim de novembro de 2018, a empresa foi a vencedora do “Primeiro Desafio COR: Smart City, Smart People”, o programa de aceleração do COR em parceria com a IplanRio e a Secretaria Municipal de Fazenda. O desafio propôs a solução de problemas da cidade por ideias elaboradas pelas startups.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações Rio instala sensor inteligente para monitorar alagamentos no Itanhangá
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Porque o prefeito, juntamente com o centro de operações, não deu por escolhido para instalação desse sensor de monitoramento do nível de enchentes, no bairro de Jardim Maravilha? Zona oeste da cidade! Já que também sofre por enchentes históricas , e é o maior bairro da América Latina.( Local escolhido na década de 1970 para ali construir o campo de pouso do avião Concord. Que não foi a frente devido o mesmo ficar em local de manguezal, mais que: posteriormente o poder público deixou que alí fosse formado um dos maiores bairros residenciais destruindo a parte do mangue local! Levo isso ao conhecimento da população carioca porque nasci ali no bairro ao lado ( Fragoso) à 56anos! Logo para que alguém venha a dizer que não estou falando a verdade, precisa ter nascido no local e ter mais idade do que eu! Que conheço toda história do bairro, desde que toda aquela área era uma fazenda de gado de leite do então Major (Caiado)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui