Centro de Operações Rio passará por expansão

O COR terá acesso a 10 mil novas câmeras, cinco mil pontos de wi-fi e cerca de nove mil sensores georreferenciados, entre outros ganhos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura

No segundo semestre, a Prefeitura do Rio dará início ao projeto de expansão e modernização do Centro de Operações Rio (COR), o maior centro de monitoramento urbano da América Latina. A ampliação do órgão, localizado na Cidade Nova, região central da cidade, será de 1.400 metros quadrados. Isso representa um aumento de cerca de 50% em relação à área total construída atualmente.

O projeto é um dos resultados da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública do Rio – o programa Luz Maravilha, por meio da Rioluz e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que permitirá o acesso a 10 mil novas câmeras, cinco mil pontos de wi-fi e cerca de nove mil sensores georreferenciados, entre outros ganhos para o município.

Com a expansão, após 10 anos de inauguração, o COR contará com mais tecnologia de ponta, com recursos humanos e tecnológicos capazes de desenvolver soluções de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e cidade inteligente (Smart City). Todo o projeto será custeado 100% pela PPP, com previsão de conclusão até março de 2022, incluindo as etapas das obras, da compra, instalação e configuração de novos equipamentos, testes de usabilidade e ajustes finos.

O chefe executivo do COR, Bruno Ramos, e a secretária municipal de Infraestrutura, Kátia Souza, serão responsáveis por coordenar essa transformação.

Advertisement

Estamos elevando o COR a um novo patamar de serviços tecnológicos, retomando o protagonismo do Rio entre as cidades mais inteligentes do país. Das 10 mil câmeras, cerca de 40% terão tecnologia de reconhecimento facial. A conectividade do nosso município e das pessoas vai contar com cinco mil pontos gratuitos de wi-fi. Esses pontos vão trabalhar com sensores IoT capazes de gerar dados que serão tratados por uma equipe técnica para transformá-los em serviço para o cidadão. Nossa meta é utilizar toda essa tecnologia para tornar a operação cada vez mais preditiva e menos reativa, antevendo situações de crise e melhorando a pronta resposta a ocorrências“, explica Bruno Ramos.

Kátia Souza afirmou que “o Rio de Janeiro será uma cidade inteligente com a chegada da tecnologia do Luz Maravilha. O monitoramento ocorrerá nesta expansão. Temos feito reuniões periódicas e a Infraestrutura está à frente de todos os detalhes da obra. O projeto do novo prédio terá a Certificação LEDD e contará com a reutilização da água e eficiência energética“.

O presidente da Rioluz, Bruno Bonetti, contou como funcionará o novo equipamento: “o Luz Maravilha vai permitir que o Rio alcance indicadores de conectividade em áreas públicas. Também serão implantadas outras tecnologias como quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros e seis mil sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego”.

Além da ampliação da sala para abrigar o novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Luz Maravilha, a expansão contará com três novos pavimentos, que serão erguidos ao lado do prédio atual, ocupando parte da área onde hoje funciona o estacionamento. É prevista ainda a construção de refeitório e vestiários aos fundos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações Rio passará por expansão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui