Centro de Operações Rio terá um supercomputador para análise do tempo

A ideia é aprimorar as previsões do tempo na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O centro de operações da Prefeitura do Rio terá um novo componente na previsão do tempo. Trata-se de um supercomputador Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A informação é da coluna do Anselmo Gois, do jornal O Globo.

Criado de uma parceria entre Centro de Operações Rio, o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o supercomputador irá ajudar no aprimoramento dos dados da previsão do tempo.

Com a máquina em funcionamento, será viável ajudar o Centro de Operações da Prefeitura do Rio a desenvolver modelos matemáticos específicos para o tempo na capital fluminense. Os técnicos do Alerta Rio, do LNCC e do Cefet/RJ, participam de um grupo de trabalho para aprimorar as previsões do tempo na cidade.

Para criação do modelo matemático, os dados de chuva do Alerta Rio, levantados desde 1997, deverão ser incorporados a estudos sobre eventos meteorológicos graves.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações Rio terá um supercomputador para análise do tempo
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui