Centro do Rio ganha painel em homenagem a advogado e abolicionista Luiz Gama

Grafite idealizado pelo Projeto Negro Muro fica na Rua da Constituição, 51

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (03/09), o Centro do Rio ganhou um painel de grafite em homenagem a Luís Gonzaga Pinto da Gama, advogado, abolicionista, jornalista e escritor brasileiro. A obra fica na Rua da Constituição, 51, e foi inaugurada no lançamento do Seminário Jurídico do Instituto Brasileiro dos Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia (IBPEA), que aconteceu de maneira virtual. As informações são do portal de notícias “G1”.

O grafite faz parte do Projeto Negro Muro e foi feito pelo artista Cazé e produzido por Pedro Rajão. A produção do painel teve o apoio de instituições como a OAB, IAB e Sindicato dos Advogados do Rio.

Durante o ato de lançamento do mural, ocorreu uma encenação dos atores Deo GarcezSoraya Arnoni, que atuam na peça Luiz Gama, Uma Voz Pela Liberdade.

Paco do Ouvidor Centro do Rio ganha painel em homenagem a advogado e abolicionista Luiz Gama
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Nascido em Salvador, na Bahia, no dia 21 de junho de 1830, Luiz Gama foi negociado como escravo no Rio de Janeiro, em 1840. Ele aprendeu a ler e escrever com 17 anos e em 1848 conquistou, em São Paulo, sua alforria na Justiça. Ele foi jornalista e junto com o ilustrador Ângelo Agostini fundou o jornal Diabo Coxo, que se destacou por utilizar caricaturas que ilustravam as reportagens. Ele também participou de outros veículos de imprensa, como o Jornal Paulistano, o Ipiranga e A República.

Advertisement

O jornalista também colaborou com movimentos contra a escravidão, tornando-se um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio ganha painel em homenagem a advogado e abolicionista Luiz Gama
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro do Rio ganha painel em homenagem a advogado e abolicionista Luiz Gama
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. MINHA OPNIÃO…

    Dr. Gama sempre foi e será o MAIOR HEROÍ negro brasileiro de toda a história, já conhecia a sua história, mas tinha pouca informação, vi o filme na GloboPlay, me perdoe Zumbi, mas o Dr. Gama tem que se lembrado, botar sua linda e honrada história, esse sim tem que ter uma Estátua Gigantesca na Bahia, aonde nasceu.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui