Centro Oncológico de Duque de Caxias irá suspender atendimentos por falta de pagamento

Prefeitura de Duque de Caxias afirma que Secretaria de Estado da Saúde não realiza os repasses da unidade desde fevereiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Centro Oncológico de Duque de Caxias informou aos pacientes que, caso não haja acordo quanto aos pagamentos atrasados, irá suspender os atendimentos a partir da próxima sexta-feira (06/11).

WhatsApp Image 2020 10 30 at 13.33.29 Centro Oncológico de Duque de Caxias irá suspender atendimentos por falta de pagamento
Foto: Reprodução

O filho de uma paciente, que preferiu não se identificar, contou ao DIÁRIO DO RIO que sua mãe faz tratamento no local há mais de um ano, mas quando foi para a consulta desta semana, recebeu essa informação. Os funcionários estão sem receber desde fevereiro. Segundo ele, a próxima consulta só irá ocorrer caso haja acordo. Caso contrário, ela será encaminhada novamente ao Centro de Regulação de São João de Meriti para fazer o tratamento em outro local.

Ele ressaltou ainda a irresponsabilidade dos órgãos responsáveis, pois é um tratamento fundamental e que não pode ser interrompido.

Minha mãe faz acompanhamento lá há pouco mais de um ano, sempre foi bem atendida… Agora, o Centro Oncológico suspende suas atividades por falta de pagamento. A orientação é retornar para Central de Regulação para voltar para a fila de atendimento. Não há certeza de continuidade no tratamento. Pacientes oncológicos não podem esperar! Precisamos que os órgãos responsáveis tenham compromisso com a população”.

Advertisement

A Prefeitura de Duque de Caxias enviou uma nota informando que a unidade Jardim Amália – Hinja Duque de Caxias possui convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Eles alegam que todas as obrigações do município estão sendo cumpridas, porém a SES está atrasando o envio de recursos desde o fim de 2019.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSDC) informou ainda que, desde fevereiro, o Estado não realiza os repasses da unidade e que já realizou inúmeras notificações, sendo a primeira delas em maio e a última em setembro, explicando todos os problemas enfrentados, inclusive enfatizando o risco de fechamento da unidade, e solicitando novas regulações para os pacientes. Segundo eles, a Secretaria de Estado de Saúde não respondeu a nenhuma das notificações encaminhadas pela SMSDC.

A Prefeitura de Duque de Caxias reafirma ainda seu total interesse na resolução do problema e esclarece que todos os repasses realizados, até hoje pelo Estado com esta finalidade, foram prontamente transferidos à unidade Hinja. A SMSDC ressalta que está dedicando todos os esforços possíveis para resolver o problema e se solidariza com cada paciente que depende do serviço e que segue solicitando ao Estado o cumprimento do convênio, para que não haja a ocorrência de danos aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde que ali realizam seu tratamento na unidade”, finalizou em nota.

O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, mas não obteve retorno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Oncológico de Duque de Caxias irá suspender atendimentos por falta de pagamento
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem preciso dizer que a nossa instituição não funciona mais. Tudo isso por causa desse roubo e essa fome voraz de políticos sem escrúpulos. Precisamos agir. O povo já não aguenta mais o descaso que vem acontecendo. Vamos dar um basta.
    Todos temos direito a saúde

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui