Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro recebe exposição do Piauí na Praça Tiradentes

Mostra tem curadoria de Renato Imbroisi e fica no espaço até 15 de novembro. A entrada é gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Artesanato do Piauí é destaque na Praça Tiradentes. Entrada é franca. Foto: Divulgação

Dos 224 municípios do Piauí, pelo menos 180 deles têm um trabalho intenso de artesãos e produção de artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. Essas e outras matérias-primas típicas do estado integram a Exposição de Artesanato do Piauí, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, até o dia 15 de novembro. A mostra tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. O visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19*.

Com realização do Sebrae no Piauí e curadoria do designer Renato Imbroisi, a mostra foi pensada para valorizar o artesanato piauiense, destacando a sua diversidade e fortalecendo o patrimônio cultural, imaterial e natural do estado do Piauí.

O artesanato, as artesãs e os artesãos constituem a força central da exposição. Diversas técnicas são abordadas, como a cerâmica, a escultura em madeira dos tradicionais santeiros piauienses, a cestaria em carnaúba, os bordados, a tecelagem manual, a joalheria utilizando opalas de Pedro II, a renda de bilro e a renda de sisal, entre outras. As peças artesanais, feitas à mão por diversos núcleos de artesanato do Piauí selecionados para a exposição, serão comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda.

A exposição faz parte do Projeto Piauí Rio, que contou também com a mostra “Piaí, Piaqui, Piauí” no Bondinho Pão de Açúcar, e um Encontro de Negócios de Turismo do Piauí. O projeto é uma realização do Sebrae no Piauí, com a parceria do Governo do Estado do Piauí, Bondinho Pão de Açúcar, CRAB, Fiepi, Fecomércio Piauí e Sistema Faepi/Senar.

Advertisement

Serviço: Exposição no CRAB / Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) / Endereço: Praça Tiradentes, 69 – Centro, RJ / Visitação: Até 15/11/2021 / Horário: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h / Entrada: Gratuita.

*O visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro recebe exposição do Piauí na Praça Tiradentes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro recebe exposição do Piauí na Praça Tiradentes
Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui