Com rápida disseminação, a variante Ômicron tem se espalhado rapidamente e causado um aumento expressivo no número de testes positivos. Isso está impactando diretamente o atendimento nos hospitais, pois muitos profissionais estão se contaminando. Segundo dados divulgados pelo portal de notícias “G1”, cerca de 20% dos profissionais da área estão afastados por ter contraído a doença.
No entanto, apesar da alta disseminação, a Ômicron causa sintomas, em geral, leves. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que nenhum funcionário da saúde está com sintomas graves, mas que o afastamento impacta no funcionamento.
“A gente tem quase 19% da nossa força de trabalho afastada por Covid-19. Felizmente, a gente não tem nenhum funcionário da saúde em estado grave, estão todos vacinados com a terceira dose. Um período de afastamento de 7 dias impacta muito no nosso funcionamento. Pessoas de todos os setores tão sendo afastadas”, disse.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo “G1”, a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ) calcula que 6.500 profissionais estejam afastados, apenas nos 130 hospitais conveniados.