Foto: Diogo Prado

No próximo dia 21/03, a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, receberá um evento que vai ficar na lembrança da cidade por um bom tempo. A Cervejaria Masterpiece, finalmente, abrirá suas portas para receber moradores da região e visitantes, no Bar da Fábrica.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

Das 12h às 00h, quem passar por lá poderá experimentar os chopes da casa (serão 16 opções plugadas, sendo duas de cervejarias convidadas), fabricados logo ao lado, bem como cookies, biscoitos, brownies e outras guloseimas feitas com o bagaço do malte. Para petiscar, teremos um truck na entrada da fábrica. Mas as novidades não acabam por aí! Cinco atrações musicais, incluindo Enzo Yuki and the Kibutzers, Bezzouros, The Badcops, Alma e Dr. Silvana & Cia, estão programadas para tocar no palco do bar, ao longo do dia, além de uma das maiores bandas de gaiteiros de fole do Brasil, a Brazilian Pipers, que fará sua apresentação no local.

A Masterpiece fez sua estreia no mercado cervejeiro em um dos maiores eventos do setor no Brasil, o Mondial de la Bière Rio, que aconteceu em setembro no Rio. No stand de 18m², os consumidores puderam encontrar oito opções de chope (Pilsen, Berliner Weisse com Acerola, American Pale Ale, IPA, Brut IPA, American Stout, Double Brown Ale e Trippel), além de bonés, camisetas, growlers e taças.

A oportunidade para apresentar sua marca não poderia ter sido melhor, já que a Masterpiece traz novidades inéditas para o mercado brasileiro. Localizada em Niterói, a fábrica foi toda planejada para diminuir o impacto ambiental, com o máximo de eficiência. O projeto ganhou 80 painéis solares, totalizando 30 mil watts de potência, capazes de atender a toda demanda da fábrica e do Bar da Fábrica. Isso também permite que a área destinada à fabricação das cervejas utilize apenas energia elétrica, sem qualquer emissão de CO².

Em parceria com a Ball Corporation, líder global na produção de latas de alumínio para bebidas, e que lidera no Brasil o movimento #VáDeLata, foi possível adotar o uso exclusivo da lata no envase das cervejas que não estiverem em barris, gerando um melhor aproveitamento de espaço no armazenamento e garantindo a opção pela embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha, que é 100% e infinitamente reciclável. O envasamento será feito na própria fábrica.

A captação da chuva também foi incluída no projeto, que contará com 100% desta água para utilização nos processos de limpeza. Como sustentabilidade é um conceito amplo, os bagaços de malte, utilizados na produção das cervejas, também serão totalmente reaproveitados na confecção de barras de cereais, cookies, brownies e biscoitos. Além disso, as bicicletas foram o meio de transporte escolhido para as entregas em bares da região. Para distâncias maiores, opções como carros elétricos já estão sendo testados.

O Bar da Fábrica traz outras boas surpresas. Serão oito cervejas da linha fixa e mais seis novidades, plugadas semanalmente, em caráter experimental. Lá também será possível encontrar as guloseimas feitas com os insumos reaproveitados da fábrica e produtos da marca, em uma experiência diferenciada, embalada por bandas de rock, blues e jazz. Para matar a fome, o lugar conta com um truck.

Por trás de toda a ideia está o sócio André Valle, que monitora o mercado de artesanais há 25 anos. Engenheiro com Pós-Doutorado e Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getulio Vargas, ele costumava visitar as fábricas de cervejas norte-americanas e acompanhou a evolução deste setor nos EUA.

”Percebi que o processo ocorrido nos Estados Unidos, das cervejas artesanais passarem de 1% para 15% de market share, aconteceria no Brasil anos depois. É isso que estamos vivendo agora”, comenta André Valle.

Com investimento de 2 milhões e um projeto pioneiro na área da sustentabilidade no setor de cervejas artesanais no Brasil, Valle conta que passou dois anos visitando mais de 100 fábricas, congressos e feiras nos EUA, para chegar ao resultado final.

SERVIÇO

Cervejaria Masterpiece

  • Inauguração: 21 de março (sábado)
  • Horário: 12h às 00h
  • Endereço: Rua Ari Gomes da Silva, 43 – Piratininga – Niterói/RJ
  • Site

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui