Cesar Maia comenta sobre as eleições de 2008

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No seu ex-blog de hoje Cesar Maia fez um artigo falando sobre o quadro da sua sucessão na prefeitura. Leia abaixo:

O QUADRO SUCESSÓRIO PARA A PREFEITURA DO RIO!

01. Vários pré-candidatos começam a contratar pesquisas que possam respaldar as suas candidaturas e/ou oferecer informações sobre o quadro geral e seus adversários -dentro e fora de seus partidos.

Advertisement

02. O primeiro ponto é especular sobre quem serão os candidatos. Denise Frossard do PPS certamente até porque venceu ,com apoio do PFL, o primeiro turno da eleição para governador em 2006 na capital. Seu problema são aliados que possam agregar tempo a sua TV. O PFL -hoje Democratas- já informou que certa e garantidamente o numero 25 lançará seu candidato a prefeito.

03. Inevitavelmente o deputado Chico Alencar será candidato. Sua boa performance em 1996 é um bom antecedente. Sua performance decrescente para deputado em 2006 estimula também que reforce sua visibilidade agora. Também em seu caso a falta de tempo de TV é um problema que enfrenta. Sua candidatura tem uma nuance importante. Ela elimina as candidaturas de pré-candidatos que tem a mesma referência de voto, como o deputado Carlos Minc do PT e o ex-candidato a senador do PV, Alfredo Sirkis.

04. Com isso se chega ao PT. A hipótese com que os mais atentos analistas trabalham é da eliminação da candidatura Minc por Chico Alencar. Nesse quadro sobram dois candidatos: do deputado atual e ex-vereador Edson Santos e Wladimir Palmeira que foi candidato a governador em 2006. Wladimir tem insistido em sua candidatura dizendo que foi para o sacrifício em 2006 e se saiu bem. Sendo o nome de Edson Santos -que é o mais provável- o corte eleitoral que buscará será semelhante ao de Benedita, mas sem a base evangélica dessa. Ou seja: não apontará para as classes médias do Rio. Sonha com o apoio do PMDB o que será muito difícil com o nome do Edson Santos.

05. O PSDB vive uma disputa interna que começa em sua convenção municipal de agosto. Três nomes despontam: O deputado e ex-vice-governador e ex-candidato a governador, Luiz Paulo. O ex-deputado e atual secretário Eduardo Paes cuja performance na candidatura a governador em 2006 ficou muito aquém do que seus pares esperavam. Sua adesão pronta ao candidato e atual governador Sergio Cabral não deixou boa imagem no PSDB. Ele é secretário geral do PSDB nacional e ninguém se lembra mais disso. E o deputado Otavio Leite em carreira ascendente e que hoje já é vice-líder do PSDB na câmara de deputados e suplente da CPI do Apagão Aéreo. Difícil se prever o que virá da convenção. Otavio e Luiz Paulo jogarão juntos.

06. O DEM -que tem a prefeitura do Rio, sabe que da posição de força e da capilaridade que tem, e conhecida a dinâmica de todos os governos do atual prefeito na segunda metade de suas administrações- e analisada todas as eleições que disputou, o DEM conta com um patamar natural de 20% que crescerá na medida do desempenho de seu candidato. Hoje seus pré-candidatos são os dois deputados federais cariocas, e alguns secretários. Todos sabem que quem sair será alavancado para os 20% de piso pela força do DEM no Rio. Mas nenhum deles hoje tem um numero expressivo em pesquisas, o que tende a tornar a decisão de caráter político, a menos que esta situação se altere.

07. Jandira Feghali do PCdoB decidiu aceitar a secretaria de economia em Niterói. Alguns acham que é para trabalhar a alternativa Rio ou Niterói. Outros acham que é pela proximidade do PCdoB com a Industria Naval. O problema maior que enfrenta é o insulto que cometeu à Igreja Católica com a entrada, em 2006, de um fiscal da justiça na sede da Cúria para fazer busca de material contra ela sobre o aborto. Ela cometeu o erro imperdoável de entrar numa legação estrangeira, de outro Estado, o do Vaticano, o que foi considerado inadmissível. Esse obstáculo é de muita importância pela proximidade com 2006. Ela também conta com muito pouco tempo de TV.

08. O senador Marcelo Crivela do PRB e da IURD, mantém-se num patamar importante entre os eleitores da capital. Algo perto dos 20%. Mas há a convicção de que independente de quem seja seu adversário, perderá para qualquer um no segundo turno. Dizem que pensa transferir seu titulo para São Gonçalo, o município com maior concentração de evangélicos do Estado do Rio,( mais de 50%). Mas ele -mesmo sabendo das dificuldades em tempo de TV- pode querer rolar sua visibilidade com vistas à re-eleição para o senado em 2010.

09. Finalmente o PMDB -sem nome majoritário na capital e dado o desgaste dos Garotinhos aí- analisa parcerias com o DEM e com o PT, ou no apoio a um nome amplo da sociedade civil. Mas sua estrutura interna de poder não permite antecipar a decisão, já que a convenção de junho de 2008 não tem uma maioria nítida. O governador Cabral poderá jogar um papel importante na decisão se seu governo naquele momento estiver num nível alto de aprovação. Sua tendência -hoje- é passar por 2008 como magistrado sem estressar suas relações políticas para nenhum lado.

10. O PDT pode marcar posição com o nome do deputado Brizola. Bom para ele mas não para o Partido. Há a possibilidade de um acordo em torno da frente formada na câmara de deputados com o PSB e PCdoB. Nesse caso apoiaria Jandira no Rio, o PSB em Caxias e Petrópolis e seria apoiado em Niterói e Campos. Essa possibilidade recolocaria o tempo de TV de Jandira em outro patamar.

11. Finalmente os demais partidos médios -PTB, PP e PR,( ex-PL), que com tempo de TV que tem, poderão negociar alianças pragmáticas que os reforcem para 2010.

12. As pesquisas dão a Denise uns 25%. A Crivella um pouco menos de 20%. A Jandira um pouco mais que 15%. Aos candidatos do PSDB e DEM e a Chico Alencar um pouco menos que 10%. E a Edson Santos um pouco menos que 5%. Grid de largada ainda em construção, portanto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cesar Maia comenta sobre as eleições de 2008
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui